1ª Jornada Multiprofissional em Neonatologia 11/12/2017 - 09:40

Topo

A UTI Neonatal do Hospital Infantil promoveu, na segunda, 06 de dezembro, no auditório da instituição, a 1ªJornada Multiprofissional em Neonatologia, com o tema Cuidado integrado ao recém nascido – conquistas e desafios.

O evento fez parte da comemoração do aniversário de 8 anos da unidade. Estavam presentes no auditório a direção do hospital, equipe da UTI neonatal, visitantes de outros hospitais, funcionários do HI, familiares de pacientes internados, além de crianças que já passaram pela unidade, e que junto com seus familiares vieram prestigiar o evento e fazer uma surpresa à equipe do setor.

A abertura foi feita pela médica neonatologista Andréia Ceccato, que exaltou a eficiência da equipe multiprofissional da UTI neonatal, dos desafios que enfrentam diariamente e como a equipe se une para enfrentá-los.

A primeira palestra do dia foi feita pela psicóloga Cláudia Nasser, com o tema “O cuidado de si como pressuposto ao cuidado do outro”, em que ressaltou a importância do amor próprio como fator fundamental para o profissional ter equilíbrio suficiente para desempenhar suas atividades na área assistencial, como em qualquer outra área.

Em seguida o coral “Vozes da Neo” composto por profissionais da unidade, e regido pela fisioterapeuta Beatriz Mainardes, encantou a todos com a música “bem-vindo irmão urso”, um momento emocionante, que foi coroado com a entrada dos primeiros pacientes que foram atendidos na UTI neonatal, no ano de 2009, e outros mais recentes.

A enfermeira Isabela Linha Secco fez a leitura do texto “Mãe de prematuro”, que narra, de uma forma poética, a mudança de vida da mãe que tem um bebê com nascimento antes de completar 37 semanas.

Um vídeo feito pela técnica em enfermagem Denise Mordezin apresentou fotos dos profissionais, feitas ao longo dos oito anos, relembrando profissionais que também já fizeram parte da equipe.

A assistente social e fotógrafa Sirlene Brito apresentou o trabalho desenvolvido com pacientes da UTI neonatal e seus familiares, resultando na mostra fotográfica “O amor também cura”. O trabalho ficou em exposição na entrada do auditório e pôde ser apreciado por todos durante os momentos do café especial.

Após o almoço, a mesa redonda programada para o período teve como mediadora a fisioterapeuta Fernanda Cremasco Zechim. Os convidados foram a psicóloga Juliane Gequelin Rosa, com a palestra “O desenvolvimento emocional do recém-nascido”, a fisioterapeuta Franciane Rocha dos Anjos, que falou sobre a “Sobrecarga sensorial na UTI neonatal” e a neuropediatra Marília Matos, com a palestra “Acompanhamento Ambulatorial dos Bebês de Risco – consequências da hospitalização a médio e longo prazo”.

Finalizando a mesa redonda a enfermeira da UTI Neonatal Etiene Leone de Moraes falou sobre o “Protocolo para prevenção da dor e do estresse em recém-nascidos durante a hospitalização”.

Para a coordenadora da UTI Neonatal, Regiane Queiroz Afonso, foi emocionante ver todos os participantes vivenciando cada emoção e sentimento transmitidos através dos três murais de fotos (Quando o amor chega antes, UTI Neo 8 anos e O amor também Cura), e através do Coral da Neo, composto por 16 vozes dos profissionais do setor, dizendo " bem vindos" "nós sabemos dar, de cada um cuidar", ver as crianças entrando no auditório com seus familiares emocionados. Impossível descrever em palavras o sentimento de gratidão a toda a comissão organizadora do evento, a cada profissional da UTI Neonatal, aos profissionais do HI. “Agradecemos a Deus por nos permitir cuidar de vidas e de alguma forma fazer a diferença”, reforça Queiroz.

Regiane também elogiou a qualidade da mesa redonda, do período da tarde. Segundo ela, são excelentes profissionais que participaram, trazendo a reflexão sobre todas as conquistas obtidas e desafios que ainda virão, sempre com foco na assistência integral e segura aos recém-nascidos. “A jornada foi e será inesquecível, pois o trabalho é contínuo” afirma.

O diretor geral do hospital Infantil, Dr. Flávio Salles, parabenizou a equipe da UTI neonatal e a coordenadora Regiane Afonso, pois mostram no dia a dia sua qualidade técnica e humana. Surpreenderam a todos com uma comemoração emocionante, incluindo a presença dos familiares e pacientes que fizeram a história deste setor, além de um coral com a equipe de servidores. O trabalho desta unidade é reconhecido interna e externamente, com qualidade, dedicação e resultados. “Este foi um momento de muita emoção que marca 2017 como um ano muito produtivo e valorizado pelos seus servidores, mostrando que estamos no caminho certo para prestar um atendimento de qualidade e com responsabilidade", finaliza.

Confira as imagens do evento

Jornada Neonatologia - Hospital Infantil Waldemar Monastier 2017