Hospital Infantil Waldemar Monastier

O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HI) é um hospital público, especializado no atendimento de crianças e adolescentes. Localizado em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, foi implantado para atender à demanda existente no Estado, dentro do projeto de regionalização da saúde pública.

Hospital Infantil


Histórico

Inaugurado em dezembro de 2009, o hospital atende pacientes de média e alta complexidade, disponibilizando Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) Neonatal e pediátrica, Centro Cirúrgico e atendimento ambulatorial em diversas especialidades. O governo do Paraná investiu, na ocasião, cerca de R$ 30 milhões entre a obra e equipamentos. A autorização para a obra foi assinada no final de 2005. A construção do prédio começou no ano seguinte, e a entrega, em março de 2009. Os primeiros colaboradores iniciaram suas atividades em julho de 2009. A inauguração oficial do hospital foi realizada em 14 de dezembro de 2009, e contou com a presença do Governador do Estado Roberto Requião, do Vice Governador Orlando Pessuti, do Secretário de Estado da Saúde Gilberto Martin, da Médica Sanitarista Zilda Arns, da Sra. Elcidia Guimarães Monastier, viúva do renomado pediatra paranaense que deu nome ao hospital, e do filho Gilberto Guimarães Monastier, e da a nora Maria Helena Caprilhone Monastier.

Nesta época, o Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde/Fundo Estadual de Saúde, firmou um convênio com a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro / Hospital Pequeno Príncipe, visando a implantação e desenvolvimento conjunto de ações de saúde no Hospital Infantil Waldemar Monastier. O convênio com a instituição encerrou-se em junho de 2016.

O primeiro atendimento ambulatorial foi realizado em 13 de outubro, com o paciente Erik Bresser, de três anos, encaminhado ao Hospital Infantil pelo Centro Médico Hospitalar de Campo Largo. O primeiro internamento ocorreu em 16 de novembro de 2009, na UTI Neonatal. Já a primeira cirurgia foi realizada em 8 de fevereiro de 2010, e o procedimento cirúrgico foi de herniorrafia (hérnia).