Agência Transfusional do Hospital Infantil Waldemar Monastier começa a operar internamente 05/10/2011 - 12:58

Desde a última segunda-feira (3), os exames necessários para a preparação de transfusões de sangue podem ser realizados de forma interna no Hospital Infantil Waldemar Monastier. Com a nomeação do pediatra e oncologista Robson de Castro Coelho como responsável técnico, a Agência Transfusional do HI passa a realizar exames de tipagem sanguínea e todo o pacote de testes pré-transfusionais, além de fazer a estocagem de hemocomponentes (conhecidos como bolsas de sangue). Até então, as amostras eram encaminhadas ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que fazia os testes e repassava as bolsas ao HI, num sistema que será mantido apenas no período da noite e nos domingos e feriados.

Agencia
Pâmela Mertz, Lauriane Faveri e Iara Veronese: equipe de bioquímicas da Agência Transfusional

Segundo as bioquímicas Iara Veronese, Lauriane Faveri e Pâmela Mertz, o atendimento deve ficar mais ágil com a mudança, garantindo mais segurança para os pacientes, principalmente em casos de emergência. “O sistema de estocagem interna também deve evitar o desperdício de hemocomponentes, que às vezes eram solicitados mas não utilizados de imediato”, explica Veronese.

Atualmente, a Agência Transfusional computa uma média de 35 transfusões por mês – número que tende a aumentar com a expansão do hospital e a abertura de novos leitos, prevista para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. No primeiro dia do novo sistema de funcionamento, três transfusões foram realizadas, todas para pacientes da UTI Neonatal.


Conheça a Agência

Horário de Atendimento
De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Equipe
Responsável técnico: Dr. Robson de Castro Coelho
Bioquímicas: Iara Veronese, Lauriane Faveri e Pâmela Mertz


Últimas Notícias