Alegria e muita diversão na Semana da Criança do Hospital Infantil 13/10/2016 - 17:40
As crianças internadas ou do ambulatório puderam explorar sua imaginação por meio da construção de brinquedos, como petecas, jogos da velha, carrinhos e cofrinhos. As atividades elaboradas foram pensadas não somente como entretenimento, mas com função de desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social.
De acordo com a professora Adriana Pissaia Boarão, não é porque a criança está hospitalizada que para de se desenvolver, e a brincadeira pode se tornar um meio de melhoria da atenção, percepção, memória, raciocínio lógico matemático e motor, além de divertir o paciente que está em situação de estresse. “É por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo em que está inserida, relaciona-se com outras crianças e desenvolve-se intelectualmente”, explica Adriana.
O paciente Leonardo Francisco Borges Cassemiro, de Pinhais, que faz tratamento no Hospital Infantil, sempre procura alguma brincadeira para fazer quando vem ao hospital, e dessa vez gostou muito de participar das atividades no ambulatório, principalmente de construir a peteca, “vou poder brincar com minha mãe”, comenta Leonardo.
Painel de fotos
Um painel, feito de fotos, intitulado “Mãos que Falam”, foi montado no corredor central do hospital. Nas fotos estão expostos detalhes das mãos de alunos e também das professoras, durante o desenvolvimento de atividades ao longo do tempo de atuação do SAREH.
Segundo a professora Regina Fialkoski Basso, “a união de tantas mãos construiu um trabalho educativo no ambiente hospitalar, demonstrando que mesmo com acesso, com movimentos limitados ou sem enxergar, o aluno/paciente pode aprender, socializar-se e divertir-se”.
Cinema e lanche especial
Voluntariado
A Quarta-feira, dia das crianças, também foi movimentada pelos voluntários do hospital, que colaboraram distribuindo brinquedos arrecadados, nas enfermarias, UTIs Neonatal e Pediátrica.
A Associação Amor Viral fez uma campanha para arrecadar brinquedos em estabelecimentos comerciais da região, e, ao todo, arrecadou 474 brinquedos que foram distribuídos por 16 membros da equipe. Elias Azeredo, presidente da associação, ficou emocionado com a generosidade dos voluntários e doadores que contribuíram para fazer a alegria das crianças. “É maravilhoso arrancar um sorriso de uma criança em um momento tão difícil, que é na enfermidade. Muito obrigado a todos!”, agradece Azeredo.
Membros da Pastoral hospitalar entregaram presentes e outros vestiram-se com trajes de personagens humorísticos da TV, além de alguns jovens religiosos que visitaram o HI, também compartilharam alegria com os pacientes e equipes de colaboradores que estavam de plantão no dia das crianças.
Confira mais imagens da Semana da Criança do HI