Alegria e muita diversão na Semana da Criança do Hospital Infantil 13/10/2016 - 17:40

Karina

A semana da criança no hospital, que teve início no dia 05 de outubro, começou com atividades nos ambulatórios e enfermarias com oficinas de artesanato, distribuição de brinquedos e livros para colorir e até uma sessão de cinema na terça-feira (11), com direito a lanche especial e tudo.

As crianças internadas ou do ambulatório puderam explorar sua imaginação por meio da construção de brinquedos, como petecas, jogos da velha, carrinhos e cofrinhos. As atividades elaboradas foram pensadas não somente como entretenimento, mas com função de desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social.

ProfRegina


De acordo com a professora Adriana Pissaia Boarão, não é porque a criança está hospitalizada que para de se desenvolver, e a brincadeira pode se tornar um meio de melhoria da atenção, percepção, memória, raciocínio lógico matemático e motor, além de divertir o paciente que está em situação de estresse. “É por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo em que está inserida, relaciona-se com outras crianças e desenvolve-se intelectualmente”, explica Adriana.

O paciente Leonardo Francisco Borges Cassemiro, de Pinhais, que faz tratamento no Hospital Infantil, sempre procura alguma brincadeira para fazer quando vem ao hospital, e dessa vez gostou muito de participar das atividades no ambulatório, principalmente de construir a peteca, “vou poder brincar com minha mãe”, comenta Leonardo.

Painel de fotos

Painelfotos


Um painel, feito de fotos, intitulado “Mãos que Falam”, foi montado no corredor central do hospital. Nas fotos estão expostos detalhes das mãos de alunos e também das professoras, durante o desenvolvimento de atividades ao longo do tempo de atuação do SAREH.

Segundo a professora Regina Fialkoski Basso, “a união de tantas mãos construiu um trabalho educativo no ambiente hospitalar, demonstrando que mesmo com acesso, com movimentos limitados ou sem enxergar, o aluno/paciente pode aprender, socializar-se e divertir-se”.

Cinema e lanche especial

Lanche

A parceria entre nutricionista, cozinheiros, hotelaria hospitalar e SAREH proporcionou uma tarde diferente para os pacientes e seus acompanhantes, que tiveram uma sessão de cinema e em seguida um lanche especial com hambúrguer, batata assada, suco natural e pipoca, feitos pela equipe da cozinha. Alguns pacientes com restrição alimentar participaram de outra sessão, feita especialmente para eles, com alimentação adequada. O ambiente também estava decorado com balões.

Voluntariado

A Quarta-feira, dia das crianças, também foi movimentada pelos voluntários do hospital, que colaboraram distribuindo brinquedos arrecadados, nas enfermarias, UTIs Neonatal e Pediátrica.

AmorViral


A Associação Amor Viral fez uma campanha para arrecadar brinquedos em estabelecimentos comerciais da região, e, ao todo, arrecadou 474 brinquedos que foram distribuídos por 16 membros da equipe. Elias Azeredo, presidente da associação, ficou emocionado com a generosidade dos voluntários e doadores que contribuíram para fazer a alegria das crianças. “É maravilhoso arrancar um sorriso de uma criança em um momento tão difícil, que é na enfermidade. Muito obrigado a todos!”, agradece Azeredo.

NarizSolidario

Outra equipe que também participou foi o grupo de palhaços do Nariz Solidário, que arrecadou presentes para as crianças. Eduardo Roosevelt, líder do grupo, explica que as ações aconteceram simultaneamente em outros hospitais e a equipe se mobilizou com bastante antecedência para poder trazer os presentes. As crianças ganharam livros para colorir e giz de cera, além de brinquedos, sempre com a preocupação de dar o presente de acordo com a idade certa da criança. “Atingimos o objetivo da ação e foi muito gratificante, tinha até paciente que estava nos esperando com coreografia pronta e até brincadeiras”, conta Eduardo.


PastoralReligiosos

Membros da Pastoral hospitalar entregaram presentes e outros vestiram-se com trajes de personagens humorísticos da TV, além de alguns jovens religiosos que visitaram o HI, também compartilharam alegria com os pacientes e equipes de colaboradores que estavam de plantão no dia das crianças.

Confira mais imagens da Semana da Criança do HI

Amorviralcrianca

PastoralVoluntarias

Marcinha

Portal

bolinhos

Cinema

cozinha

Chaveschapolim

Últimas Notícias