Amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida previne asma 02/08/2011 - 08:19

Mais um estudo comprova que a amamentação só faz bem para o seu bebê: segundo pesquisadores holandeses, o leite materno exclusivo até os seis meses ajuda a prevenir a asma. A pesquisa, realizada por cientistas da Erasmus Medical Center, na Holanda, foi aplicada, por meio de questionário, em 5.368 crianças de até 4 anos. O objetivo era descobrir se elas apresentavam sintomas que podem caracterizar a asma, como secreção, respiração curta, tosse seca ou chiado.

Os resultados da análise mostraram que as crianças que nunca haviam sido alimentadas com leite materno apresentaram os quatro sintomas mais vezes do que aquelas que receberam o aleitamento materno. A principal diferença foi encontrada nos itens secreção e chiado: as que nunca haviam sido amamentadas tiveram 1,5 mais chances de desenvolver esses problemas.

Segundo Victor Nudelman, neonatologista e imunologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), isso acontece porque além de nutrientes, a mãe passa para o bebê anticorpos, que previnem esse tipo de alergia. No entanto, alerta o especialista, a amamentação exclusiva não é benéfica apenas para a prevenção de asma, mas também de outras doenças respiratórias. E alerta: “Quanto mais tarde os pais apresentarem coisas novas ao bebê, menos sensibilizado ele pode ficar, já que o seu sistema imunológico estará mais desenvolvido”, afirma.


Últimas Notícias