Atividades marcam a Semana da Enfermagem no Hospital Infantil 19/05/2015 - 17:00

DinamigaGrupoSemanaEnfermagemHI2015

Para homenagear os profissionais de enfermagem uma programação especial foi preparada em comemoração ao Dia da Enfermagem. Alguns colaboradores representaram a instituição na abertura da 76º Semana de Enfermagem do Paraná, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn - Seção Paraná) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR) que teve o objetivo de promover uma reflexão sobre os principais avanços conquistados pela categoria nos últimos anos e também discutir soluções para melhorar ainda mais a qualidade da assistência ao paciente, seja da rede pública ou rede privada de saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, atualmente, 3.192 dos 8.989 servidores da Secretaria Estadual da Saúde são enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ou atendentes de saúde.

No Hospital Infantil, os colaboradores participaram de um café da manhã especial e de momentos de conversas sobre a realidade da profissão e os novos desafios. Lyriane Bruneri Secco, Diretora de Enfermagem, conta que a intenção mostrar aos profissionais a importância do trabalho de cada um na rotina do hospital. “Este é um momento de comemoração e de mostrar que todos são fundamentais para que as crianças continuem recebendo um atendimento de qualidade”, ressalta.

A psicóloga Joseane Valomi, que atua no departamento de enfermagem fez um trabalho de vivência (workshop). Com temas voltados ao autoconhecimento, para as dificuldades e aos sonhos, Joseane interagiu com os participantes de forma lúdica. Dividida em três momentos, a conversa tratou do cuidado com o pacientes, dos desafios encontrados no dia-a-dia e da importância da motivação e da paixão pela profissão. “Na enfermagem, é preciso que o profissional se coloque no lugar do paciente para entender de fato todas as angustias, ansiedades e medos que muitas vezes estão presente no tratamento. Também é necessário identificar as dificuldades enfrentadas na profissão para que seja possível resolvê-los e criar um ambiente agradável para todos, mas, acima tudo, é preciso recuperar a empolgação, os sonhos, os desejos profissionais para que este colaborador seja de fato completo e exerça seu trabalho da melhor forma”, destaca.

Psicóloga Joseane Valomi

As psicólogas Karina Nalevaiko Rocha e Sara Waenga Cardim conversaram com os profissionais sobre a importância da motivação e da comunicação no ambiente de trabalho. Através de dinâmicas, os participantes puderam falar das dificuldades e principalmente do significado da profissão na vida de cada um. “Muitas pessoas acham que a motivação deve vir do chefe ou da empresa, mas na verdade, a motivação vem do indivíduo que precisa saber qual é sua meta, seu objetivo e buscar a motivação para realizar seu sonho profissional”, explica Karina.

PalestraPsicologa
Psicóloga Karina Nalevaiko Rocha

PalestranteSemEnf2015
Psicóloga Sara Waenga Cardim

A técnica de enfermagem da UTI Neonatal Vanuza Custódio conta que o evento foi muito proveitoso. “Foi muito importante porque percebi que através de pequenos detalhes podemos nos tornar profissionais melhores. Agora, é colocar todas as dicas em prática”, destaca.

No final das atividades, os profissionais da enfermagem foram convidados a ouvir o Hino da Enfermagem e refletir sobre a missão da profissão:

Hino da Enfermagem

A mão que toca e faz
A dor fica menor
O seu olhar afaga

No silêncio das noites
O guardião da vida
Basta você chamar

Vive a vida

Pra tantas vidas
Muitas vezes sem saída
Nem o tempo cura as vezes essas feridas,