Autoridades americanas fazem alerta sobre uso de almofadas para bebês 01/10/2010 - 12:04

A comissão de segurança de produtos de consumo (CPSC, da sigla em inglês) e a FDA (agência de controle de alimentos e medicamentos) alertam consumidores a evitar o uso de almofadas posicionadoras para bebês (aqueles modelos que vem com rolinhos nas laterais). O motivo da recomendação foi a morte por sufocação de 12 crianças entre 1 e 4 meses de idade, nos últimos 13 anos, causada por esse tipo de acessório.

As mortes aconteceram porque as crianças rolaram, quando estavam de lado, para a posição de bruços. Em alguns casos elas também ficaram presas entre o rolinho e o berço. E mesmo quando os bebês estavam deitados entre as almofadas de costas, como é indicado pela Academia Americana de Pediatria e também pela Sociedade Brasileira de Pediatria, eles foram encontrados em posições arriscadas. “Pedimos aos pais e cuidadores que considerem nossa advertência seriamente e parem de usar essas almofadas posicionadoras, para que as crianças durmam com mais segurança”, disse Inez Tenenbaum, presidente da CPSC.

Ao contrário do que pensam muitos pais, essas almofadas não previnem a Síndrome da Morte Súbita em recém-nascidos. Os acessórios são usados ainda para aliviar cólicas e sintomas de refluxo gastroesofágico (nesse caso, são almofadas elevadas com rolinhos) em bebês. Mas o risco de sufocação, segundo o FDA, não compensa os possíveis benefícios. 

Sono seguro
-Evite o uso de almofadas posicionadoras;
-Jamais coloque travesseiros, almofadas posicionadoras ou colchas no berço ou abaixo do bebê;
-Sempre coloque o bebê para dormir de costas, de dia ou de noite. Esta é a recomendação para evitar também a Síndrome da Morte Súbita.
Fonte: FDA, CPSC e SBP

 

Últimas Notícias