Bancos de sangue precisam de doadores para manter estoques no fim do ano 29/12/2014 - 10:40

DoacaoHemepar

Com a chegada das férias e das festas de fim do ano, o número de doações tende a cair em média 30% nas 22 unidades da rede Hemepar. A queda ocorre no momento em que a demanda por sangue mais aumenta, devido ao provável crescimento no índice de acidentes de trânsito.

Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros, o Hemepar montou um esquema especial para atender os doadores. As unidades funcionam normalmente nos dias 29 e 30 de dezembro. De acordo com o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, a medida permite que as pessoas se programem para doar sangue antes da viagem de réveillon. “Convidamos a todos para contribuir neste período mais crítico. Todo tipo de sangue é importante para salvar vidas”, destacou Hatschbach.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro a coleta de sangue no Hemepar será suspensa. O serviço volta a funcionar no dia 2 de janeiro e depois segue com datas e horários normais, de segunda-feira a sábado.

“Todo processo é rápido e seguro, pode ser feito em menos de 40 minutos. É um gesto simples que pode beneficiar até quatro pessoas”, conta Hastchbach. Além do sangue total, o sistema de processamento do Hemepar possibilita que uma bolsa de sangue forneça quatro componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Para se tornar doador é preciso ter de 16 a 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto as mulheres têm que aguardar o intervalo de três meses entre cada doação. Para mais informações, ligue 0800 645 45 55.


Últimas Notícias