Bruce Orioli de Melo: exemplo de força e superação! 18/02/2015 - 14:39

Depois de passar dois anos e onze meses vivendo em hospitais, Bruce Orioli de Melo, de três anos, vive feliz em casa, com a família, na cidade de Maringá, onde escreve mais um capítulo de sua história de superação. O garoto carismático que conquistou a todos no Hospital Infantil recebeu alta em dezembro de 2014, depois de lutar muito para viver. De sorriso fácil, Bruce deixou saudades, mas deixou também uma grande lição. “Nós estamos bem, ainda nos adaptando a nova realidade, mas sorrir é a arte de viver do Bruce, e ele continua sorrindo”, conta a mãe, Rosângela Orioli de Melo.

Bruce

A surpreendente recuperação de Bruce só foi possível porque durante todo o tratamento a mãe, Rosângela, não saiu do lado do filho, que nasceu com uma doença rara e grave que compromete o funcionamento do coração. As chances eram poucas, mas, Rosângela sempre acreditou que ele iria sobreviver. “Queria poder doar meu coração para ele, mas como não era possível doei minha vida de forma intensa, esqueci o caminho de volta para casa e firmei meu foco no amor que eu sentia. Um sentimento profundo, inexplicável entre mãe e filho”, conta Rosângela.

Bruce passou pela Santa Casa de Maringá, pelo Hospital Pequeno Príncipe, e em 04 de janeiro de 2013, chegou ao Hospital Infantil. Permaneceu 1 ano e 3 meses na UTI Pediátrica onde enfrentou novos desafios, mas contrariando os prognósticos, o coração foi reagindo e hipertensão pulmonar diminuiu até que em junho de 2013, após uma tomografia, os médicos decidiram reduzir os parâmetros do respirador, que foram sempre altos e moderados. A partir de então, foram muitos treinos diários, com muita cautela, com o apoio de toda a equipe multiprofissional. Graças a esta conquista, em 2014, Bruce completou 2 anos e pôde  participar de sua festa de aniversário, organizada no hospital e que reuniu os amigos e a família.

No dia 02 de abril de 2014, mais uma etapa foi vencida e Bruce foi transferido para a enfermaria. A partir deste momento sua vida ganhou um colorido a mais. Com o apoio da equipe de enfermagem e de fisioterapia o garoto finalmente começou a conhecer o mundo através de seus passeios pelos corredores e jardins do hospital. Com o quadro clínico estável a família enfim poderia voltar para casa no sistema de homecare. Foram meses de preparação para que Bruce e Rosângela pudessem mudar de vida. Além dos equipamentos médicos necessários, uma nova casa foi construída em Maringá, para oferecer ao menino o conforto necessário. “Graças a ajuda de muitas pessoas temos a estrutura física ideal para que o Bruce continue o tratamento junto da família. Sou muito grata por toda a ajuda recebida”, destaca Rosângela.

No dia 17 de dezembro, o dia tão esperado chegou. Bruce deixou o Hospital Infantil, e ao lado da mãe voltou à Maringá. A avó Ilza Araújo Orioli, que sempre esteve por perto durante o tratamento comemorou. “Ver o Bruce em casa é um sonho de toda a família. Estou feliz e ansiosa para vê-lo começar uma nova vida”. Dra. Renata Oliveira Lima Silveira, responsável técnica da UTI Pediátrica, lembra com carinho do período em que Bruce permaneceu na unidade, e destaca que a vontade de viver foi essencial ao longo do tratamento. “A trajetória do Bruce e da sua família é um exemplo de superação porque eles nunca deixaram de acreditar na recuperação. Agradeço e parabenizo também toda a equipe do hospital que se dedicou ao paciente ao longo de toda a caminhada”, destaca.

Bruce

O Diretor Técnico do Hospital Infantil, Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles, que acompanhou de perto toda a evolução do Bruce, destaca que somente quem teve contato com o menino entende a energia que ele transmite no olhar, no sorriso e nos atos. “Ele se comunica com as pessoas de forma direta e clara sem emitir uma única palavra. Lembro que quando ele começou a falar as primeiras palavras foi mais um momento de reflexão e aprendizado para nós, profissionais de saúde, que nos surpreendemos com mais uma fase que o Bruce atingiu de tantas que superou junto com sua mãe, MÃE no mais verdadeiro sentido da palavra, pois ela sempre acreditou e lutou por estas conquistas," ressalta Dr. Flávio.

Durante todo o tempo que passou no Hospital infantil Bruce e Rosângela formaram uma nova família. Profissionais que acompanharam de perto todos os desafios e superações, e que agora, sentem saudades. A lactarista Elmar do Carmo Poletti conta que acompanhou o desenvolvimento do Bruce deste o início da internação. “Sempre que eu tinha um tempo passava para ver como ele estava, e agora sinto muita falta”, ressalta. Ana Paula Zanlorenzi Hoffmann, fisioterapeuta, destaca que ver Bruce voltando para casa é uma conquista. “Vou sentir saudades porque a gente se apegou a ele, mas estou feliz porque esta fase é um recomeço. Ele lutou muito para viver e em casa, ao lado da família, vai evoluir ainda mais”.

A técnica de enfermagem Rosane Tardivo conta que assim que conheceu o paciente passou a admirar sua valentia e a dedicação da família. “A Rosângela é uma guerreira e foi fundamental na recuperação do Bruce. Vamos sentir saudades, mas já combinamos que a mãe vai nos enviar fotos e notícias sempre que possível”, conta. Nos últimos dias no Hospital Infantil Bruce, junto com a professora do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), Raquel Júlio Mastey pintou uma tela que foi levada para a nova casa. “O Bruce é um lindo exemplo para todos e a pintura da tela representa seu desenvolvimento e suas conquistas”, conclui Raquel.