CIPA do HI realiza a 4ªSIPAT - Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho 27/11/2017 - 16:50

SIPAT

Entre os dias 20 e 24 de novembro os trabalhadores do HI participaram da 4ª SIPAT, Semana interna de prevenção de acidentes do trabalho. Foram 5 dias de atividades desenvolvidas pela equipe da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, para alertar os funcionários sobre riscos relacionados à prática do trabalho e de alguns hábitos pessoais.

A programação da semana começou com evento no auditório da instituição, com a fala da diretora administrativa Sandra Ishikawa, que ressaltou a importância da CIPA no hospital e fez a apresentação da nova equipe que assume a partir de janeiro de 2018, passando em seguida para a palestra sobre combate a princípios de incêndio e primeiros socorros, com o Sargento Alvacir Ferreira, do Corpo de Bombeiros.

Na palestra o Sargento conversou com os trabalhadores sobre os tipos diferentes de emergência e como reagir diante de situações que necessitem de uma intervenção, sempre ressaltando os cuidados que o socorrista precisa ter para não se tornar mais uma das vítimas.

Para a auxiliar operacional Márcia Regina da Silva, que trabalha no Pré-faturamento, a SIPAT sempre apresenta temas e palestras relevantes. Márcia esteve na abertura da semana, no auditório, e assistiu à palestra com o Sargento Ferreira, e gostou muito pela simplicidade com que as informações foram apresentadas, “Às vezes a gente acha que não está apto a ajudar em uma situação de emergência, mas, da forma com que tudo foi explicado eu percebi que ajudar é sempre possível, de alguma forma”, explica.

Após o término da palestra os funcionários participaram de um sorteio de presentes e de um café especial.

No decorrer da semana a equipe da CIPA percorreu o hospital com a “Blitz” educativa nos setores, que abordou temas obrigatórios para a SIPAT, como alcoolismo, prevenção das DST’s – Doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo.

O enfermeiro Almir Luciano Francisco, responsável pela segurança do trabalho no Hospital, que também é membro da CIPA, entende que a SIPAT colabora muito com o serviço de saúde e segurança do trabalhador, pois aborda os assuntos que são desenvolvidos diariamente com os profissionais da instituição. Acredita também, que a Blitz favoreceu muito no sentido da informação chegar ao funcionário: “As abordagens feitas nos setores foram muito importantes, pois sabemos das dificuldades que os trabalhadores têm para se ausentar do seu setor”, afirma Almir.

Para o presidente da CIPA, Derik Deily de Almeida, a Blitz também foi um aspecto positivo neste ano, pois a dinâmica possibilitou levar a informação até os servidores, abrangendo um número maior de pessoas, sem afetar a atividade no setor. “Realizamos um dia de evento no auditório e 4 dias de Blitz nos setores, levando informações e curiosidades inerentes ao trabalho. É muito importante a participação dos servidores para o crescimento da CIPA. Todos podem contribuir com suas sugestões”, finaliza Almeida.

Confira as imagens da SIPAT 2017

SIPAT 2017

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT

SIPAT




Últimas Notícias