Capacitação na área de gestão hospitalar através do HOSPSUS, melhora a qualidade do serviço oferecido aos pacientes 21/08/2012 - 08:20

O Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná - HOSPSUS completou um ano em julho, e vem contribuindo para a promoção de muitos avanços nas entidades públicas e filantrópicas que fazem parte dele. Dentro do programa, há previsão de recursos do tesouro do estado destinados à qualificação de hospitais estratégicos que possam atender a demanda da população. Uma parte dos recursos é voltada à capacitação de servidores na área de gestão hospitalar.

No caso do HI, a servidora indicada pela direção para fazer a especialização, foi a Patrícia Leite do setor de hotelaria hospitalar. Além das aulas, esta pós-graduação é composta de oficinas que são desenvolvidas dentro dos hospitais. A oficina de qualidade, por exemplo, é trabalhada em três temas: vigilância sanitária, segurança do paciente e acreditação. “Nos cursos tradicionais, os trabalhos são mais acadêmicos e neste são mais destacadas as questões práticas. Desenvolvemos muitas atividades dentro do hospital, através das oficinas”, explica.

A primeira parte prática envolveu questões de vigilância sanitária. Foi trabalhado com base no roteiro de inspeção de licença sanitária para estabelecimentos hospitalares, do Ministério da Saúde. De acordo com Patrícia, são considerados pontos importantes de melhoria, sempre com caráter mais educativo do que punitivo. “É um roteiro com as questões básicas que devem existir, para manter o serviço de saúde. E ao aplicá-lo reforçamos a ideia de que tudo esteja em ordem sempre. Deve ser uma ação contínua dentro da instituição, independente de haver uma fiscalização”, destaca a servidora.

Quando foi tratada a questão da segurança do paciente, foi enfatizada a importância da higienização das mãos e o protocolo de cirurgia segura. Situações que, segundo Patrícia Leite, já fazem parte da rotina dos profissionais no HI. A terceira fase da oficina será ligada a acreditação.

Inicialmente foi realizada uma avaliação local e dentro da rede, para melhorar ainda mais a qualidade de serviço oferecido. “Meu projeto final, é um plano diretor para o HI. É importante que ele seja desenvolvido através do HOSPSUS para estar dentro da visão do Estado”, explica Patrícia Leite.

O Termo de Adesão ao Programa estabelece os compromissos e metas para cada unidade, que são acompanhados e avaliados trimestralmente pela Comissão Estadual e pelas Comissões Regionais de Avaliação e Monitoramento do HOSPSUS.
 
 

Últimas Notícias