Colaboradores do Hospital Infantil recebem vacina contra a gripe 11/04/2013 - 15:20

Vacina H1N1

A gripe é uma doença provocada por um vírus bem conhecido de todos, o influenza, que causa uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana. Os principais sintomas são febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse e coriza.
Como a Gripe é altamente contagiosa, e uma única pessoa pode contaminar todos as pessoas que trabalham ou convivem em um mesmo ambiente, entre os dias 15 e 25 de abril todos os colaboradores do HI podem receber a dose da vacina contra o vírus da gripe que previne contra os tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, incluindo o H1N1. Apesar de se manifestar durante todo o ano é durante o inverno que sua transmissão é maior. A médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) Dra Adriana Blanco destaca que todos os profissionais que trabalham no ambiente hospitalar devem receber a vacina para evitar a doença. “A vacinação é uma medida de segurança para a nossa equipe de trabalho, principalmente da área assistencial que está em contato direto com os pacientes. A vacina é uma proteção para o colaborador”, explica.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. “No HI, com a vacinação pretendemos contribuir para a redução das complicações, internações e afastamento do trabalho por infecções causadas pela gripe”, destaca a Dra Adriana Blanco.
Hábitos de Higiene previnem a gripe
Além de receber a dose da vacina, é importante que medidas de higiene sejam tomadas para evitar a contaminação. Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e complementar a higienização com a aplicação do álcool 70% são medidas simples e eficazes. “Durante o nosso dia tocamos em diversas superfícies contaminadas como corrimão, maçaneta de uma porta, o botão do elevador, por exemplo. Se tivermos o hábito de lavar as mãos sempre e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável e depois jogar fora, podemos evitar a contaminação”, explica.


Últimas Notícias