Colaboradores do Hospital Infantil recebem a vacina contra a gripe 30/04/2014 - 16:00

Vacina

Todos os colaboradores do Hospital Infantil estão recebendo a vacina contra a gripe. A ação faz parte da Campanha de Vacinação e protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.


A enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) Elisangela Dalmaz destaca que é importante que todos os colaboradores recebam a vacina, para garantir a sua segurança. "A vacinação pretende imunizar todas as pessoas que trabalham em instituições de saúde e que estão expostas à doença. Isso é segurança para o colaborador e para o paciente.


O superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, explica que a vacinação dos grupos de risco reduz em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% o número de mortes em decorrência da gripe. “Quem tem direito à vacina não pode perder tempo. As temperaturas estão caindo e é importante que essas pessoas estejam protegidas durante o período mais crítico da doença”, ressaltou o superintendente.


No Hospital Infantil, a vacinação para os colaboradores segue até o dia 02 de maio.


Grupos de Risco


Devem ser vacinadas as crianças entre seis meses e quatro anos de idade, idosos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), indígenas, doentes crônicos, trabalhadores de saúde e população privada de liberdade. A Secretaria da Saúde estima que cerca de 2,9 milhões de pessoas sejam vacinadas até o último dia da campanha, em 09 de maio.


Últimas Notícias