Colaboradores participam de conversa sobre a segurança do paciente 01/02/2016 - 15:30

Trabalhando com Qualidade

Ao longo dos anos várias ações e processos foram instituídos no hospital buscando fortalecer a cultura da qualidade e segurança para o paciente e para os profissionais. Uma das ferramentas adotadas foi a implantação de seis protocolos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenir e reduzir os incidentes que resultem em dano para o paciente. Para relembrar e reforçar a importância da execução dos procedimentos instituídos, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente reuniu os colaboradores da instituição nos dias 28 e 29 de janeiro para uma conversa sobre a prática da segurança no dia-a-dia das equipes.

Em uma instituição de saúde é necessário que os profissionais reconheçam que existem riscos, mas que eles podem ser evitados através de rotinas seguras de trabalho. Segundo o diretor geral do hospital Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles, a implantação da cultura da qualidade e do desenvolvimento do trabalho com base nos processos é uma preocupação mundial para melhorar o cuidado com o paciente e reduzir a incidência de erros. “É fundamental que os profissionais das diversas áreas entendam que todos estão envolvidos com a segurança do paciente e que é importante ajustar os fluxos de trabalho para diminuir as falhas”, destaca.

A enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente Elisangela Dalmaz Freitas destaca que para o bom desenvolvimento do trabalho, os colaboradores precisam notificar os incidentes para que sejam propostas ações para evitar que os erros aconteçam novamente. “A comunicação das fragilidades é essencial para melhorar as rotinas de trabalho. A notificação é uma oportunidade de melhoria e não uma punição”. Ao longo de 2015 o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente recebeu 1216 notificações, e o objetivo é que neste ano a comunicação das falhas aumente, visando à segurança.

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