Colaboradores participam de treinamento de emergência 04/04/2016 - 14:10

Os profissionais do Hospital Infantil começaram a receber um treinamento de emergência. Dividido em três etapas, o curso é voltado para a equipe assistencial em um primeiro momento, mas o projeto é treinar também os demais profissionais da instituição. Segundo a diretora técnica do hospital, Dra. Renata Lima Oliveira Silveira, a intenção é oferecer o conhecimento do suporte básico para o maior número de pessoas. “É fundamental que todos saibam como agir em uma situação de emergência porque o primeiro atendimento pode salvar a vida e evitar sequelas”, destaca. Para as equipes assistenciais além do treinamento de suporte básico de vida, estão sendo repassados o conteúdo do suporte avançado de vida e a discussão de casos clínicos.

O Suporte Básico de Vida é o atendimento prestado a uma vítima que sofre um mal súbito. Esta primeira intervenção é essencial para manter os sinais vitais e preservar a vida da pessoa até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo. Já o Suporte Avançado de Vida deve ser realizado por profissionais da enfermagem e por médicos que, através de procedimentos específicos, buscam a estabilização clínica do paciente, em uma unidade hospitalar.

Os treinamentos começaram com as equipes assistenciais, que divididas em grupos, participam de aulas teóricas e práticas que são ministradas pela médica intensivista pediátrica Dra. Lorena Emiko Asami, que é instrutora do Pediatric Advanced Life Support (PALS). “Com os profissionais da enfermagem vamos repassar todas as etapas do atendimento emergência, simulando situações para que eles relembrem na prática como o atendimento deve ser realizado, porque o atendimento de uma criança grave não é feito apenas pelo médico, mas também por toda a equipe de enfermagem”, destaca.

A enfermeira Daniela Santos participou do treinamento e aprovou a iniciativa. “É necessário fazer uma reciclagem e atualizar os conhecimentos principalmente em um hospital pediátrico. Não devemos ter dúvidas nos momentos de emergência e o curso ajuda muito”, ressalta.

suporte


Últimas Notícias