Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Infantil toma posse 04/04/2014 - 16:40

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Infantil tomou posse nesta sexta-feira, após a validação no Conselho Regional de Enfermagem (COREN PR). As representantes foram escolhidas através de processo eleitoral, realizado em outubro de 2013, e é formada por técnicas de enfermagem e enfermeiras. A Comissão de Ética é um órgão representativo, normatizada pelo COREN PR, e tem funções educativas e consultivas, do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem.

A posse contou com a presença do vice-presidente em exercício do COREN PR Marco Antonio de Araujo e da Conselheira do COREN PR e membro da Câmara Técnica de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem (CTICEEn) Maria do Socorro Almeida Rosa, que destacou a importância do trabalho da atuação da comissão. “Hoje no Paraná temos 52 comissões atuando em instituições de saúde, e este trabalho é de extrema importância para o fortalecimento e valorização da enfermagem”, destaca.

O diretor de enfermagem do Hospital Infantil Eduardo Neri da Rocha destaca que a Comissão é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido por vários colaboradores, e que agora, pode exercer sua função junto aos profissionais. “A comissão também vai trabalhar na divulgação do Código de Ética entre os profissionais que é o instrumento que deve orientá-los no exercício da profissão, buscando sempre a segurança do paciente”, explica.

A presidente da Comissão de Ética do Hospital Infantil Elisangela Dalmaz Freitas explica que a comissão contribui para que os serviços de enfermagem sejam prestados com ética e conhecimento. “A comissão de ética vai receber as demandas que podem ser denúncias sobre a conduta do profissional de enfermagem, sugestões ou pedidos de orientação. A comissão vai tentar resolver as demandas internamente, e se não for possível ou houver infração ética, o processo será enviado ao COREN”, ressalta.

A comissão é formada por: Elisangela Dalmaz Freitas, Daiane Geraldo Martin, Juliane Taques da Silveira, Eliane Mazieiro, Márcia Gomes, Márcia Pavlik, Juliane Pereira, Raquel Pioli, Rosana Ferreira, Andreia Alcantara, Solange Vieira, Patrícia de Andrade, Daniele da Silva e Karina Netzel.

Comissão de Ética
Integrantes da Comissão de Ética com o Diretor de Enfermagem do HI e representantes do COREN PR