Comitê Gestor discute as próximas ações após a Certificação em Acreditação Hospitalar 27/06/2013 - 14:01

Durante a reunião mensal do Comitê Gestor a coordenadora do Serviço de Controle da Qualidade Hospitalar do HI Solange Rothbarth falou aos colaboradores sobre a importância da Certificação de Acreditação Hospitalar para todos os envolvidos no processo de saúde, da importância da manutenção dos processos e do desafio diário de tornar o trabalho mais eficiente. “A acreditação nos traz uma forma de gestão que nos ajuda a organizar nossas rotinas e tornar o processo mais eficiente. Quando trabalhamos com foco na qualidade e preocupados com a segurança fortalecemos nossa instituição e toda a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.

O diretor geral do HI Dr. Luiz Renato de Azevedo lembrou que a certificação é apenas o início do trabalho de melhorias na instituição, e que a qualidade deve ser uma atitude de cada setor e de cada colaborador. “Nosso desafio é viver todos os dias a gestão da qualidade que precisa fazer da nossa rotina porque acreditamos que está é forma correta de trabalho”, explica.

Comitê gestor

Para manter a certificação é importante que toda a equipe trabalhe para manter o que foi conquistado e inovar. É preciso identificar as dificuldades e buscar as soluções. A coordenadora do Serviço de Controle da Qualidade Hospitalar do HI destaca que a diferença de uma instituição acreditada é fazer mais do que se é exigido pela legislação, implantar novas práticas para garantir cada vez mais excelência no atendimento. “A qualidade é o resultado das ações das pessoas que trabalham comprometidas para oferecer um serviço de excelência”, conclui.

O Hospital Infantil recebeu em junho, o Certificado de Hospital Acreditado em nível 1, concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A conquista do selo representa que a instituição se preocupa com a segurança do paciente e dos colaboradores. O hospital que é o primeiro da Rede Própria do Governo do Estado a receber a Acreditação Hospitalar agora tem o desafio de continuar implementando as práticas da qualidade, seguindo os processos e inovando na forma de trabalho.

A importância da padronização dos processos

Durante a reunião, os participantes foram divididos em grupos e convidados a construir um avião utilizando uma folha de papel. Algumas equipes receberam apenas a folha, e as outras, além da folha, as instruções de montagem. A intenção era mostrar de forma simples a importância de seguir os processos e as rotinas de trabalho já definidas pelos setores. “Com a atividade foi possível perceber que a padronização dos processos mostra a forma correta de executar a função além de facilitar o trabalho. Quando seguimos os procedimentos, executamos nosso trabalho com qualidade e segurança”, explica Solange.

Comitê gestor