Coordenador da farmácia do HI participou de um curso de capacitação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo 11/03/2013 - 15:00

Curso

O coordenador da farmácia do HI Albert Cardoso participou no final de fevereiro do curso de capacitação em Assistência Farmacêutica, ministrado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Israelita, o curso tem a finalidade de capacitar os farmacêuticos que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) e promover uma maior qualidade e segurança na administração de fármacos em ambientes hospitalares no SUS.

Esta edição, o curso reuniu 40 profissionais de todo o Brasil. O treinamento capacita os profissionais através da “Simulação Realística”, uma metodologia de treinamento que utiliza recursos tecnológicos para replicar experiências do dia – a - dia dos hospitais.  No Centro de Simulação, o profissional se depara com situações que simulam a rotina em um hospital. “Além da oportunidade de conhecer novos conceitos e as rotinas de trabalho de uma instituição reconhecida nacionalmente, através da simulação conseguimos perceber a forma correta de resolver situações da nossa rotina de trabalho e de que forma tomamos as decisões”, conta Albert Cardoso.

A experiência adquirida por Albert durante a capacitação agora vai ser repassada para a equipe de farmacêuticos do HI. “Algumas situações demonstradas no curso como a organização de rotinas e protocolos de trabalho, podem ser adaptadas em nossa realidade, mas a ideia é que os demais farmacêuticos participem do treinamento para que toda a equipe esteja preparada e tenha uma postura ativa na tomada de decisões”, explica Albert.

Albert destaca que além da troca de experiência e do conhecimento adquirido a capacitação é importante para qualificar as ações das equipes de saúde que trabalham em hospitais. “A capacitação mostra a importância do conhecimento técnico na hora em que o profissional precisa agir rapidamente. A simulação faz com que você perceba que o conhecimento técnico traz segurança para o profissional e principalmente para os pacientes”, finaliza.


Últimas Notícias