Crianças do Sul têm melhor saúde mental e vão bem na escola 26/07/2010 - 13:25

Escolaridade dos pais e fatores socioeconômicos colocam desempenho de crianças do Sul acima da média do país. 

Crianças e adolescentes da Região Sul do país apresentam melhores índices de saúde mental e desempenho escolar em comparação com outras regiões do Brasil. 
Enquanto que no Sul, em média, apenas 10,8% das crianças apresentam índices anormais de saúde mental, dados que podem ser comparado aos de países desenvolvidos, em outras regiões do país esse índice chega a 15%, média próxima a de países em desenvolvimento como Índia ou Rússia. Da mesma forma, as crianças e adolescentes da Região Sul têm os melhores índices de desempenho escolar do país: 34,9% delas apresentam desempenho acima da média e 24,4% abaixo, em comparação com 27,9% e 31,4% na Região Sudeste e 27,5% e 30,1% nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, respectivamente. 

Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Glia, com a colaboração de pesquisadores da Universidade La Sapienza (Roma) e do Albert Einstein College of Medicine (EUA), com 9.149 estudantes do ensino médio e fundamental de 17 estados brasileiros. No Sul, participaram 2.696 crianças de 15 cidades, entre elas Curitiba. 

Os resultados foram reunidos em uma cartilha que será colocada à disposição de educadores e servirá de base para o desenvolvimento de políticas públicas. 
www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml

Últimas Notícias