Curso mostra a importância da psicologia no atendimento hospitalar 10/06/2014 - 11:00

Evento Psicologia

Estudantes dos cursos de psicologia da Universidade Federal do Paraná, Faculdade Evangélica, Universidade Tuiuti do Paraná, UniBrasil e Uniandrade participaram na última sexta-feira (06), do curso “Uma Experiência no Hospital Infantil – Conhecendo a Psicologia Hospitalar” promovido pelo Serviço de Psicologia da instituição. A coordenadora do setor Juliane Gequelin explica que a intenção foi expor o trabalho do psicólogo no atendimento aos pacientes e acompanhantes em um hospital pediátrico, aproximando o estudante da prática profissional. “A formação acadêmica nem sempre trata diretamente da psicologia hospitalar e nosso objetivo foi mostrar aos alunos uma opção de trabalho que vem crescendo e que precisa de pessoas capacitadas e que tenham perfil para a atuação em hospital".

Durante o curso os alunos conheceram os setores do hospital e como funciona o trabalho do psicólogo no ambulatório, nas unidades de terapia intensiva e nas enfermarias. A psicóloga Maíra Travagin conta que o trabalho realizado no hospital está consolidado e que as experiências precisam ser divididas. “Nossa atuação no hospital é muito ampla e apresenta bons resultados. Hoje conseguimos trabalhar com os pacientes e com as famílias dando suporte necessário para que enfrentem o tratamento de forma digna e humanizada”, destaca.

Fabíola Guimarães estuda psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná e conta que ficou impressionada com o trabalho desenvolvido pelas psicólogas no Hospital Infantil. “Consegui ver na prática como é o trabalho em uma unidade hospitalar e fiquei encantada com o empenho e com a dedicação das psicólogas e com o espaço que a psicologia tem neste hospital”, conta.

A psicóloga Suzana Brunow, que atende os pacientes no ambulatório, falou aos participantes do curso sobre o trabalho multiprofissional desenvolvido em parceria com profissionais de diversas áreas. Ela explicou que o objetivo do trabalho é acolher o paciente e seus acompanhantes, seguindo o propósito de humanizar o atendimento. “Além de se sentir acolhido pela equipe nos preocupamos em oferecer o suporte para que os envolvidos no processo de tratamento entendam todos os processos e tenham confiança na equipe”, destaca.

A aluna do 9º período de psicologia da Universidade Federal do Paraná Ana Carolina Garcia Segura disse que o curso despertou sua vontade de trabalhar em um hospital e que se surpreendeu com a qualidade do atendimento em um hospital público. “Me chamou a atenção o trabalho de humanização feito no hospital e a preocupação com o bem-estar do pacientes”, conclui.

 

Últimas Notícias