Dados indicam caminhos para as ações 31/05/2012 - 13:30

A utilização das estatísticas e de dados no HI, foi um dos temas abordados nesta manhã de quinta (31) durante a palestra “Informação como instrumento de gestão”. Esse foi o segundo encontro de profissionais, cujo evento iniciou na quarta-feira (30). A coordenadora do Serviço de Informações e Dados Estatísticos (Sides), Cíntia Domingos, apresentou dados e falou da importância da comunicação dentro do hospital. “Temos os multiplicadores, que fazem um trabalho muito importante, o setor de comunicação, que nos alerta sobre atividades em andamento, enfim, precisamos manter essa dinâmica usando os meios para divulgarmos as ações no HI”, disse.

Segundo Adriana Blanco, chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, os dados devem ser repassados de forma fiel para que não provoquem interpretações erradas. “Os dados não são como uma fotografia, eles caminham, andam, se transformam e por isso precisamos ter o cuidado ao lidar com eles”, disse.

Blanco ressaltou também que esses números repassados e posteriormente utilizados vão gerar uma análise, a divulgação e depois as recomendações para essa ação. “Somente com dados coletados de forma fidedigna podemos deflagrar os índices de infecção e realizarmos medidas de ação com base nessa informação”, concluiu.


Últimas Notícias