De olho na foto: Reflexos oculares em crianças, visíveis em fotografias, podem ser sintoma de doenças graves 04/08/2010 - 08:25

Reflexos oculares em crianças, visíveis em fotografias, podem ser sintoma de doenças graves
Em uma fotografia, notar que os olhos do retratado ficaram manchados ou de outra cor pode ser indicativo de doenças graves. 

Os reflexos brancos, que dão a aparência de ‘olhos de gato’, podem indicar até mesmo um tipo de câncer que atinge a retina das crianças nos primeiros anos de vida, o retinoblastoma.
Como uma das características da doença é o branqueamento da pupila na presença da luz, o flash da câmera fotográfica evidencia o problema. “O retinoblastoma atinge principalmente a primeira infância. É um tumor maligno congênito”, explica José Jorge Neto, oftalmologista da Clínica Oftalmológica Paranaense. 

O mal aparece primeiro em um dos olhos e é raro aparecer em crianças acima dos sete anos. O diagnóstico é geralmente feito nos primeiros 19 meses de vida. O problema atinge ambos os sexos e pessoas de todas as raças. 

Um estudo realizado por profissionais do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostrou que a incidência de retinoblastoma no Brasil é o dobro da registrada nos Estados Unidos e na Europa. A recomendação, segundo Neto, é que os pais façam o exame do olhinho nos primeiros momentos de vida da criança e que fiquem atentos às fotografias. “Se em mais de uma foto houver o aparecimento da pupila branca em um dos olhos da criança, deve-se procurar um especialista o mais rápido possível”, diz. 

O diretor-clínico da Oftalmoplástica e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Leon Grupenmacher, diz que o retinoblastoma não é a única doença que aparece por meio da incidência de luz. “É a mais conhecida, mas existem outras. São todas doenças de máxima urgência e de consequências trágicas. Por isso, deve-se operar o quanto antes”, afirma. 

Entre elas estão:
Retinopatia da prematuridade
Atinge principalmente bebês que nascem com baixo peso. “Há o crescimento dos vasos sanguíneos que suprem a retina podendo causar o seu descolamento e ocasionando a perda da visão da criança”, diz Grupenmacher. Também aparece como um reflexo branco no olho quando exposto à luz. 

Catarata congênita
Embora seja uma doença associada aos idosos, pode também ocorrer em recém-nascidos. Atinge o cristalino do olho e é responsável por grande parte da cegueira infantil. Há o reflexo branco da pupila. 

Doença de Coats
É um diagnóstico diferencial do retinoblastoma. Há um desenvolvimento anormal dos vasos que irrigam a retina. Caracteriza-se por aparecer em crianças, principalmente em meninos. Nas fotografias, cria um reflexo branco no olho. 

Glaucoma congênito
Não se caracteriza pelo reflexo branco, mas pelo olho maior, muitas vezes chamado de olho de boi. “Aparece um reflexo opaco, e o olho fica fora de foco. Ele fica maior por conta da pressão aumentada”, afirma Grupenmacher.
www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml

Últimas Notícias