Depois de um longo período de internamento, Matheus Carlos Zablocki volta para casa 21/09/2012 - 14:10

O último dia 13, foi de alegria na enfermaria 4 do Hospital Infantil Waldemar Monastier. Depois de três meses e meio de tratamento, Matheus Carlos Zablocki de 14 anos, deixou o hospital para voltar para casa, em Guarapuava, na região central do Paraná.

Matheus chegou ao HI no início de junho, com uma obstrução na artéria cerebral, que deixou o menino tetraplégico. O caso era grave, e o único movimento que ele conseguia fazer era mexer os olhos. Ao longo do tratamento, Matheus, aos poucos, foi apresentando melhoras em seu quadro clínico. Durante este período, Matheus precisou vencer desafios diários para conseguir demonstrar o que estava sentindo. Estimulado por profissionais reaprendeu uma nova forma de comunicação, e através de uma tabela com as letras do alfabeto, passou a se comunicar com a equipe médica e com a família.

Foi o primeiro passo. Aos poucos, ele foi recuperando alguns movimentos e conseguindo grandes avanços no tratamento. A coordenadora do serviço de pediatria do HI, Marissol Bassil, explica que durante este período de internamento, Matheus foi superando obstáculos e evoluindo dia após dia, com a ajuda de toda equipe médica e multidisciplinar do hospital. “O caso do Matheus é um exemplo de superação. A evolução no quadro clínico mostra que o trabalho desenvolvido por toda a equipe do HI reverteu um caso grave e delicado”.

Matheus
Matheus com os pais e a equipe do HI
 
A técnica em enfermagem Nerci Ens Pauls, conta que o início do tratamento foi difícil, mas que o paciente demonstrava a vontade de se recuperar. “A vontade de viver e a confiança dos pais do Matheus foram exemplos para toda a nossa equipe. Durante todo este período eles não perderam a esperança e nunca tiveram dúvidas de que o filho conseguiria vencer o problema”.

No momento da alta, a mãe, Marlene de Lima Zablocki exibia no rosto alegria em voltar para casa com o filho. “Ainda não acredito que depois de tanto tempo estou indo para casa com o Matheus. Durante o período que estive acompanhando meu filho no hospital, tive todo o apoio da equipe de profissionais que se tornaram parte da família”, conta.

O pai, Antonio Carlos Zablocki disse emocionado que levar o filho de volta para casa é a certeza de que momento mais difícil da recuperação foi superado. “Graças a Deus o pior já passou. Agora é só continuar o tratamento e acompanhar a evolução do Matheus”.

No início de outubro, Matheus volta para o HI para dar seqüência ao tratamento.

Últimas Notícias