Dia 27 de Agosto - Dia do Psicólogo 27/08/2011 - 06:30

Esta profissão, no Brasil, foi regulamentada em 1962, caracterizando-se como uma ocupação ainda jovem e em constante construção. A atuação do psicólogo hospitalar, assim conhecida na realidade brasileira, teve início com Mathilde Neder, em 1954 (antes da regulamentação da profissão). Esta profissional preparava pacientes para intervenções cirúrgicas de coluna e recuperação pós-cirúrgica, no Hospital de Clínicas de São Paulo. A partir daí a atuação em âmbito hospitalar ganhou força com nomes importantes na área, como Bellkiss Wilma Romano, Heloísa Benevides Chiattone, Ricardo Werner Sebastiani, Valdemar Angerami-Camon, entre outros.

No contexto do hospital, o psicólogo trabalha com a relação do paciente/familiares com o adoecimento e tratamento, buscando atuar com o paciente, família e equipe de saúde, num trabalho sob o enfoque da humanização, na medida em que se prioriza a escuta, dando voz ao paciente.

Nas comemorações do dia do psicólogo, para este ano e para 2012, o Conselho Regional de Psicologia lançou a campanha “Eu faço parte – ações pela coletividade”. A proposta é conscientizar a categoria profissional e a comunidade de que fazemos parte de uma coletividade, fortalecendo ações de pertencimento.

No Hospital Infantil Waldemar Monastier, o serviço de Psicologia é composto por cinco profissionais que atuam nos setores de internação (por solicitações de atendimento e buscas) e a nível ambulatorial, somente por encaminhamentos que poderão ser feitos através do ambulatório de especialidades do hospital, após alta hospitalar (para pacientes que estiveram internados no HI) ou através da Central de Regulação de Consultas.

Campanha

Últimas Notícias