Dicas de Saúde 18/07/2016 - 15:50

infecções

Com a chegada do frio precisamos entender como minimizar os riscos de se contaminar com vírus e bactérias, pois estes são os agentes mais comuns das infecções, principalmente no inverno.

Poderíamos começar com o ambiente em que vivemos. Sabemos há muito tempo, que lugares ventilados, com boa iluminação e limpos têm menor chance de servirem como depósitos de vírus e bactérias, minimizando os riscos de contaminação. Outro ponto importante é sempre limpar objetos como brinquedos, livros, chupetas, talheres e pratos que foram manipulados por outras pessoas e que podem conter agentes infecciosos. Sabemos que vírus e bactérias podem ficar vivos por horas ou dias nestes objetos e assim que entram em contato com olhos, nariz ou boca podem penetrar no nosso corpo e iniciarem uma infecção.

Agora que tomamos conhecimento do ambiente que vivemos, tentaremos evitar o contato com pessoas que estão com doenças. Para isso, existem três medidas eficazes: a quarentena ou isolamento, medidas de barreira ou descontaminação.

A quarentena ou isolamento funciona bem em ambientes hospitalares, mas em nossos lares são de difícil execução, pois qual mãe se separaria de seu filho doente, para cuidar de outro sadio?

A segunda maneira de se proteger das infecções seria com o uso de barreiras como gorros, luvas, máscaras e aventais. Estas medidas são as que se mostram mais eficazes em ambientes hospitalares, mas em outros locais não são tão eficientes, pois é muito difícil coibir o contato íntimo intrafamiliar, por questões culturais.

Por último, o método mais importante e eficiente na prevenção de doenças é a lavagem correta das mãos e o uso de álcool gel. Muitos artigos científicos confirmam que a lavagem das mãos ou uso de álcool 70% são eficazes na prevenção de doenças.

Gostaria de lembrar que o nosso corpo dispõe de mecanismos de defesa contra vírus e bactérias. Estes mecanismos funcionam melhor quando nosso corpo está saudável, ou seja, bem hidratado, alimentado e em forma.

Resumindo: Se praticamos atividades físicas com frequência, nos hidratamos e tivermos uma alimentação balanceada, mantermos nossa casa limpa, bem arejada, com boa iluminação solar, associadas a técnicas de higiene pessoal, principalmente lavagem das mãos e uso de álcool gel, conseguiremos minimizar os riscos de infecção apreciando apenas as boas coisas do inverno.

Últimas Notícias