Diretor Geral participa de reunião com o Secretário Estadual de Saúde 11/12/2013 - 13:50

O Diretor Geral do Hospital Infantil Dr. Luiz Renato de Azevedo, participou na última segunda-feira, de uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, que reuniu os gestores da secretaria para discutir a agenda estratégica de 2014. No encontro foi feito o balanço de três anos de gestão, apontado os avanços e desafios. “São três anos de construção, primeiro dos programas estratégicos e depois das redes, que mudaram o perfil assistencial da Saúde do Paraná”, afirma Caputo Neto.

Neste período foram implantados o APSUS, programa de fortalecimento da Atenção Primária, ComSUS, de apoio aos consórcios intermunicipais de saúde, O VigiaSus, de fortalecimento da Vigilância em Saúde, o Farmácia do Paraná, da qualificação da assistência farmacêutica e o HospSUS, de fortalecimento dos hospitais públicos e filantrópicos.

Os programas lançados foram fundamentais para a construção e consolidação das Redes de Atenção à Saúde Paraná Urgência e Mãe Paranaense, apontadas como principais marcos desta gestão. Em dois anos houve a redução de 41% da mortalidade materna, a melhor da história e só foi possível com a implantação da Rede Mãe Paranaense e com os programas estratégicos que a antecederam. Em 2010 a mortalidade materna era de 65,11 por 100 mil nascidos vivos e em 2012, baixou para 37,8. Em números absolutos, isto significa que 100 mulheres deixaram de morrer em decorrência da gravidez.

“Com o HospSUS, incentivamos hospitais filantrópicos a realizarem grandes reformas e adequações e a contratarem profissionais qualificados para melhor atender as gestantes de risco, o que certamente impactou nos números”, destacou o secretário.

Outro grande investimento foi na construção, reforma e ampliação de unidades de Saúde, até 2014 serão 400 em todo Paraná, e na distribuição de 248 ambulâncias para os municípios.

A implantação de nove Samus regionais também é uma das conquistas deste período para a Rede Paraná Urgência. “80% da população paranaense hoje é coberta pelo Samu. Até 2010 existiam apenas Samus municipais e ambulâncias paradas”, destacou.

O número de transplantes triplicou e Paraná assumiu a terceira colocação no ranking nacional. Também houve um aumento significativo nos leitos de UTI adulto e neonatal.

Para encerrar as atividades de 2013, a Secretaria da Saúde lançará outros dois programas estratégicos na próxima segunda-feira (16). Um deles voltado aos hospitais de pequeno porte e o outro para o fortalecimento da atenção primária por meio de novas tecnologias.

Reunião 2014

Fonte/ imagem: Secretaria da Saúde - SESA