Doação de livros amplia o acervo da Biblioteca para pacientes do HI 27/10/2011 - 10:40

O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HI) recebeu nesta semana a doação de 100 livros infantojuvenis fornecidos pela livraria Top Livros. As obras são de literatura para diferentes faixas etárias a partir dos seis meses de idade e farão parte do acervo da biblioteca do hospital. O serviço vem sendo utilizado pelos pacientes internados nos setores de enfermaria e conta com um acervo total de 412 livros. Desde o início das atividades, em agosto de 2011, já foram 186 empréstimos, o que demonstra o interesse por parte dos usuários – a exemplo de uma paciente de 13 anos que durante 9 dias de internação emprestou 12 livros. A fonoaudióloga Karina Angel Bento, idealizadora do projeto, explica que o material propiciou momentos de lazer e alívio de tensões e ansiedades. De acordo com a mãe, foi possível perceber como o contato com os livros contribuiu na evolução clínica da adolescente.

Doaçao
Fonoaudióloga Karina Angel Bento, idealizadora do projeto.

Karina conta que, além de incentivar o hábito da leitura, o objetivo da biblioteca é ocupar o tempo ocioso dos pacientes. O período de hospitalização, ainda que seja curto, é uma oportunidade para as crianças poderem se dedicar à leitura – sendo que muitas delas chegam sem nunca ter tido contato com uma biblioteca ou com a leitura de uma forma significativa e prazerosa. Tornando a sua permanência no hospital mais alegre e menos traumatizante, a biblioteca contribui para o bem-estar físico e psíquico dos pacientes.

Quem quiser contribuir com o projeto pode entrar em contato com o HI: o hospital aceita doações de livros para diversificar ainda mais o acervo da biblioteca.

Doação

Últimas Notícias