Doe sangue: um gesto simples pode salvar vidas 17/06/2010 - 09:10

doação de sangue
Com o lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”, o Ministério da Saúde incentiva a doação voluntária de sangue. A campanha segue até o próximo dia 30 e tem como objetivo aumentar o estoque de bolsas em todo o país.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. Isso devido a fatores como o crescimento da população e ao aumento nos transplantes. Atualmente, por ano, são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.

Doadores – No Brasil, 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este percentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

Além da campanha, no inicio deste mês, começou a ser realizada uma consulta pública sobre a proposta de mudar as idades mínima e máxima para doação. Hoje podem doar sangue quem tem entre 18 e 65 anos. A proposta é que a idade seja de 16 a 68 anos. Com a mudança, 13,9 milhões de pessoas ficariam aptas a doar sangue.

Para doar sangue, basta ter boa saúde e peso acima de 50Kg. A doação é feita em um hemocentro. Todo procedimento é seguro e não dói.

Curitiba – O horário de funcionamento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e sábado das 8h às 18h, na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, em Curitiba.

Últimas Notícias