Empatia de dentro pra fora. 19/12/2018 - 16:05

Oficina nariz solidário

Com o objetivo de provocar reflexões sobre empatia e ampliar o olhar para as relações no ambiente de trabalho e na vida pessoal, por meio de jogos relacionais inspirados em oficinas do campo da palhaçaria, cerca de 24 profissionais da área da hotelaria hospitalar participaram de uma oficina com o presidente da Associação Nariz Solidário, Eduardo Roosevelt, que atua no voluntariado do HI, juntamente com um grupo de palhaços.

A oficina Empatia de dentro para fora trouxe vivências do palhaço atuante em ambientes de atenção a saúde, para equipes de profissionais da saúde em diversos níveis, resgatando o estado brincante e relações saudáveis. Além do trabalho coletivo, resiliência no trabalho, valorização das pessoas e bem estar.

Para Roosevelt a oficina apresentada proporcionou aos participantes momentos de empatia e bem estar, gerando reflexões positivas sobre o trabalho, sobre o cuidar de quem cuida e sobre a importância de cada indivíduo dentro do contexto hospitalar e os seus reflexos na melhora dos pacientes que passam pela instituição. “Houve momentos de grande entusiasmo e comoção, olho no olho, colocar-se no lugar do outro e abraços profundos entre profissionais que trabalhavam juntos a um bom tempo mas que não conheciam seus nomes. Além de se sentirem valorizados os funcionários comentaram estar precisando desses momentos e a importância de que eles ocorram com maior frequência”, relata.

Francine Kannen Boarim, que trabalha na rouparia do HI e também participou deste momento, relata que se considera uma pessoa extremamente tímida, e a oficina contribuiu muito para que ela pudesse ampliar a percepção do outro. “Conversei com pessoas que eu nunca tinha falado antes, mesmo trabalhando há tanto tempo juntos aqui no hospital. Através desta oficina isso foi possível”, comemora Francine.

Imagens da oficina

Oficina Nariz solidário HI

Oficina Nariz solidário HI

Oficina Nariz solidário HI


Últimas Notícias