Enfermeira do Hospital Regional de Ponta Grossa visita o HI 19/02/2013 - 15:00

A troca de informações entre as instituições médicas contribui para o crescimento da equipe de trabalho. Foi com este objetivo que a enfermeira Sandra Mara Przybylski, do Hospital Regional de Ponta Grossa, procurou o Hospital Infantil Waldemar Monastier para conhecer o Serviço de Auditoria em Prontuários.

Serviço de Auditoria
Enfermeiras Rosaine e Sandra Mara no HI

Implantado no HI no 2º semestre de 2012, o serviço funciona como apoio ao faturamento do hospital. “Para a instituição receber recursos dos SUS é preciso comprovar os serviços prestados. O trabalho do serviço de auditoria vai organizar toda a documentação do paciente no prontuário, conferir se está tudo certo, e em seguida enviar para o faturamento”, explica Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira, enfermeira do Serviço de Auditoria do HI.

A organização do prontuário médico é de extrema importância para as instituições de saúde porque o prontuário além de ser um registro documental com a evolução médica do paciente, também é uma fonte de informação para a Secretaria de Estado de Saúde e para o Ministério da Saúde, onde constam informações atualizadas sobre os tipos de atendimento realizados na instituição.

No Hospital Regional de Ponta Grossa o serviço deve ser implantado nos próximos meses pela enfermeira Sandra Mara Przybylski, com o apoio da chefe de enfermagem Vera Rita da Maia. Sandra destaca que a troca de experiências foi importante para que ela consiga organizar o serviço na sua unidade. “O Serviço de Auditoria do Hospital Infantil é muito organizado, e com certeza o que aprendi vai ajudar na implantação do serviço em nossa unidade. Agora, vou precisar apenas adaptar os conhecimentos para a nossa realidade para implantar o serviço com força total”, explica.

A enfermeira Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira explica que a troca de experiências é importante porque abre um canal de comunicação que contribui para a qualidade da assistência prestada. “Nosso trabalho ainda está sendo construído, e com a troca de informações entre profissionais de saúde sempre aprendemos outras experiências. Esta integração impulsiona a pesquisa, a fundamentação teórica, além de contribuir para o crescimento profissional e institucional”, conclui.