Escola de Saúde Pública passa a oferecer cursos de especialização 11/04/2013 - 08:20

Cursos escola de governo 2

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta terça-feira (09/04) que a Escola de Saúde Pública do Paraná foi credenciada ao Sistema Estadual de Ensino e passa a oferecer cursos em nível de pós-graduação lato sensu. Isso vai possibilitar que a unidade ofereça três cursos de especialização aos servidores da saúde já a partir de julho.

Para a diretora da Escola de Saúde, Regina Gil, esta é uma nova fase da unidade que preza pela valorização e educação permanente dos profissionais de saúde. “Com o credenciamento, poderemos direcionar nossos cursos para formar profissionais especializados nas áreas da saúde que mais necessitam. Esta é uma luta de 53 anos, que hoje se torna realidade”, disse.

Segundo o secretário da Saúde, todos os programas e redes de atenção implantadas pela Secretaria prevêem o investimento em capacitação profissional e isso será um legado para a saúde pública paranaense. “O programa APSUS, por exemplo, já capacitou mais de 30 mil profissionais que atuam na atenção primária dos municípios. E o mais importante, é um processo contínuo que ainda terá oficinas sobre diversos temas”, ressaltou Caputo Neto.

Desde sua fundação, em 1958, a Escola de Saúde promove cursos básicos e técnicos para os servidores públicos de saúde vinculados a órgãos do Estado e municípios. A partir de agora, a unidade passa a integrar a rede de instituições de ensino do Estado e está autorizada a certificar seus cursos de especialização, que antes eram oferecidos em parceria com outras instituições de ensino do país.

Para ser credenciada, a Escola passou por um processo de avaliação realizado pelas Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O presidente do Conselho Estadual da Educação, Oscar Alves, destacou a importância da Escola de Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Paraná.

“Dar perspectiva de crescimento profissional através da oferta de cursos de especialização é essencial para motivar o servidor da saúde. No futuro, o nosso próximo desafio é buscar condições para implantar na Escola também cursos de graduação voltados ao SUS”, afirmou Alves.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que também participou da cerimônia oficial de credenciamento, afirmou que as sete Universidades Estaduais do Paraná também estão à disposição da Escola de Saúde para apoiar a realização dos cursos e manter parceria permanente.

CURSOS – Os três primeiros cursos de especialização certificados pela Escola de Saúde Pública terão 460 vagas. O primeiro é direcionado à Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS. Já o segundo é focado na área de Vigilância em Saúde e o terceiro sobre Saúde Pública, com ênfase na Atenção Primária.

Os interessados deverão acompanhar a programação de oferta de cursos no site www.escoladesaude.pr.gov.br. Informações sobre inscrições serão divulgadas no site da secretaria da saúde a partir de junho.