Escolarização Hospitalar é tema de livro lançado por professores do SAREH do HI 20/09/2017 - 14:20

SAREH

Na noite da sexta-feira (15) a Câmara Municipal de Campo Largo teve uma cerimônia especial para as professoras do SAREH - Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, que atua no Hospital Infantil. Aconteceu o lançamento do livro Escolarização Hospitalar – Um espaço desafiador, elaborado a partir de experiências das educadoras, obtidas, em grande parte, no Hospital Infantil.

O livro, organizado pela professora Rozeli Pereira, coordenadora do SAREH no HI, teve a co-autoria das professoras Adriana Boarão, Doraci Castro, Gislaine Barutti e Regina Basso, publicado pela editora Appris. Estiveram na cerimônia autoridades do município de Campo Largo, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, professores e amigos.

Representando a direção geral do Hospital Infantil, o diretor clínico, Dr. Mauricio Dallagrana, falou na abertura do evento sobre a importância do trabalho educacional desenvolvido com as crianças, por meio da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde do Paraná, em que o SAREH, através das professoras, desempenha um papel fundamental para evitar a perda do ano letivo do aluno internado. Dallagrana parabenizou as autoras pela obra desenvolvida e ressaltou sua importância no campo literário e como o Hospital Infantil só tem a ganhar com este feito.

Para a professora Doraci Castro, que sentiu um pouco de tristeza pelo fim de uma etapa, a alegria e orgulho falaram mais alto, “sinto-me orgulhosa e feliz por saber que vai ajudar a outros profissionais a entenderem como acontece a Escolarização Hospitalar”, comenta Doraci.

Já a professora Adriana Boarão, dividiu a conquista com servidores e os pacientes do hospital, “O livro é o resultado da participação de todos os servidores do hospital que sempre apoiaram o trabalho do SAREH e dos pequenos pacientes que são os protagonistas de toda essa história”.

E a professora Regina Basso considera o feito como a realização de um sonho, “É uma alegria imensa de realizar algo que um dia foi um sonho. Estar dividindo com as pessoas o nosso trabalho é mostrar a importância da escolarização hospitalar na vida dessas crianças e adolescentes”, comemora Regina.

A organizadora do livro Rozeli Pereira acredita que os pacientes atendidos trazem a inspiração para a realização do trabalho de escolarização hospitalar e também tem muito a ensinar, “Quando pensamos nos alunos enfermos, de imediato nos vem à mente a ideia de crianças extremamente debilitadas, porém, aprendemos que elas lutam com vigor pela vida e enfrentam os desafios cotidianos de dor, incertezas e stress. É a estes alunos que dedicamos o nosso livro”.

O lançamento do livro também foi a realização de um sonho para professora Gislaine Barutti, que se emocionou com o depoimento de um dos convidados, que em sua declaração falou sobre a conquista que é escrever um livro, em um país que não se tem o hábito da leitura, “Tornei um sonho em realidade, sou grata perante o reconhecimento de todos” finaliza.

Mais informações para a aquisição do livro podem ser obtidas com as professoras do SAREH.

sareh
Autoras do livro