Exemplo dos pais leva jovens a beber desde cedo 02/09/2010 - 11:00
O alcoolismo entre adolescentes foi um dos debates centrais do dia 30/08 no Criança 2010 - 3º Congresso de Especialidades Pediátricas, realizado em Curitiba (PR) pelo Hospital Pequeno Príncipe.
Um dos assuntos abordados no Congresso foi o fácil acesso das crianças ao álcool e os maus exemplos familiares, principalmente em festas. Esses fatores têm contribuído para aproximar o jovem da bebida cada vez mais cedo e com maior intensidade. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Paulo César Pinho Ribeiro, diz que a preocupação dos pais com o álcool deve ser igual à preocupação com qualquer outra droga.
Além do efeito lento e cumulativo no organismo, a bebida pode ser porta de entrada para outras substâncias. Os reflexos da falta de limites também podem ser vistos perto de instituições de ensino, que têm servido de ponto de referência para abertura de bares e estímulo ao consumo. A venda de bebida alcoólica é proibida para pessoas com menos de 18 anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.