Experiência do Hospital Infantil no processo de acreditação é apresentada em congresso 29/07/2016 - 17:20

O diretor geral do Hospital Infantil, Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles e a enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Elisangela Dalmaz Freitas participaram no dia 27 de julho do 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva, promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná. "Trata-se do maior evento dedicado ao debate das políticas públicas de saúde do Estado. Um grande encontro, que com certeza contribuirá muito para a qualificação do SUS no Paraná", explica o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

Os representantes do Hospital Infantil foram convidados para dividir com os participantes as experiências no processo de acreditação hospitalar. A instituição foi o primeiro hospital público do Governo do Paraná a receber, em 2013, o certificado de acreditação hospitalar por seguir as práticas que garantem segurança a todos os envolvidos no processo de saúde.

congresso

Elisangela Dalmaz Freitas falou sobre o processo de implantação da cultura da qualidade na instituição e de todos os processos de trabalho instituídos com foco na segurança do paciente. Segundo ela, para ser acreditado, o hospital precisa se adequar a uma rotina de trabalho organizada, baseada em processos. “Seguimos o manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) para implantar as rotinas de trabalho com base em processos previamente estabelecidos, planejando e organizando as rotinas. Esta adequação faz com que o trabalho seja desenvolvido com mais qualidade e agilidade trazendo segurança para o paciente que recebe o cuidado”, reforça.

congresso

Para receber e manter o certificado de acreditação hospitalar, o Hospital Infantil desenvolve ações focadas na qualidade. Os profissionais participam de treinamentos continuados para que o atendimento seja realizado com qualidade. “Ao longo dos anos a nossa equipe foi amadurecendo e entendendo os benefícios das rotinas que foram implantadas. Para nós, é muito gratificante poder dividir a nossa experiência com os profissionais que participaram do congresso e contribuir com a melhoria contínua do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o Diretor Geral do Hospital Infantil, Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles.

Congress

Últimas Notícias