Farmacêuticas do Hospital Infantil são homenageadas na Assembleia Legislativa 24/06/2016 - 15:20

Em comemoração aos 55 anos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), a instituição e treze profissionais foram homenageados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 20 de junho. As farmacêuticas do Hospital Infantil Larissa Comarella, Daniella Matsubara, Eriéllen Bini, Ana Paula Bartolomeu e Renata Rivabem também receberam a homenagem pelo trabalho desenvolvido em suas áreas de atuação.

Farmaceuticas

A coordenadora da farmácia do Hospital Infantil, Eriéllen Bini, conta que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho dos farmacêuticos no processo de cuidado dos pacientes. “Nossa equipe tem a preocupação de desenvolver estratégias de trabalho que ajudem a minimizar os riscos na manipulação e administração de medicamentos. Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho destes profissionais e de toda a equipe da farmácia”, reforça.

Durante a solenidade, o presidente do CRF-PR, Arnaldo Zubioli, relembrou a evolução que a profissão sofreu nos últimos 20 anos. Com 16 mil farmacêuticos e mais de 8,5 mil estabelecimentos comerciais em todo o estado, o setor tem papel de destaque no desenvolvimento econômico do Paraná e na promoção da saúde e bem-estar da população. Zubioli afirmou que ainda há muito a avançar. “Ainda não atingimos todos os estágios que são necessários. A assistência terapêutica integral para promoção, proteção e recuperação da saúde usando medicamento como instrumento necessário à cura ainda está longe de ser concretizado. É preciso mais profissionais que façam a avaliação e acompanhamento das pessoas para identificar necessidades, efetividades e concordâncias aos medicamentos utilizados na terapêutica farmacológica”.

O trabalho das farmacêuticas do Hospital Infantil já foi destaque em 2015 na revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS”, lançada anualmente pelo Conselho Federal de Farmácia. A publicação destacou o relato dos projetos relacionados à técnica de preparo e administração de medicamentos, diluição e rotulagem dos medicamentos e as compatibilidades e incompatibilidades medicamentosas que foram desenvolvidos pela equipe.

Farmácia

Ainda neste mês de junho de 2016, as farmacêuticas foram convidadas, por um representante da Fiocruz, a registrar o trabalho acima mencionado no IdeaSus, de maneira a compartilhar a prática com os atores de Saúde Pública de todo Brasil e fortalecer o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. O trabalho está disponível para consulta no site www.ideiasus.fiocruz.br

Últimas Notícias