Farmácia do Hospital Infantil participa de pesquisa do Qualisus-Rede 31/07/2014 - 11:20

VisitaFarmaciaHIinterna

A Farmácia do Hospital Infantil Waldemar Monastier é uma das instituições de saúde da Região Metropolitana de Curitiba participante de uma pesquisa referente à Intervenção Sistêmica da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde das Regiões selecionadas no projeto Qualisus-Rede. O objetivo do trabalho é fortalecer as redes de atenção a saúde em 15 regiões e levantar informações para avaliar a qualidade da assistência farmacêutica.

Na Região Metropolitana de Curitiba serão visitadas aproximadamente 500 instituições municipais, estaduais e federais, durante a fase de levantamento de informações. A partir destas visitas será traçado um mapa mostrando onde há oferta de medicamentos e mostrando a organização da farmácia destes locais. A partir destes dados será possível desenvolver ações futuras de apoio com o objetivo de melhorar a gestão nas farmácias, para que sejam gerados indicadores que nos mostrem a realidade do trabalho para que novos projetos sejam desenvolvidos.

O resultado deste trabalho vai ser apresentado através de um relatório que deve ser publicado até o final deste ano, com informações dos municípios e do Estado. A partir destas informações as instituições serão estimuladas a promover discussões regionais e a trocar experiências. Para o gestor da farmácia do Hospital Infantil Albert Mamede Cardoso, este trabalho é importante para que a realidade da assistência farmacêutica nas instituições seja discutida. “A visita é uma oportunidade de contribuir com a melhora no serviço prestado para a população e para conhecer como outras instituições desenvolvem o trabalho”, conclui.