Febre 06/02/2017 - 10:20

Febre

Por Dr. Flávio Salles

 
FEBRE

Febre não é apenas aumento da temperatura corporal, e sim uma síndrome composta por vários sinais e sintomas como: hipertermia, exantema, palidez, cianose, extremidades frias, astenia, inapetência, cefaleia, taquicardia, taquipnéia, oligúria, dor no corpo, calafrios, sudorese, náuseas, vômitos, delírio, confusão mental e até convulsões. Para ser considerada febre a temperatura do paciente deverá ser superior a 37,8°. Abaixo disso é considerado apenas febrícula.

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, que pode ser ocasionada por situações como hipertireoidismo, insolação, insuficiência cardíaca, neoplasias, doenças neurológicas, etc. Ou seja, não são somente as infecções que podem causar hipertermia ou febre.

Em crianças com menos de três meses de idade as decisões devem ser mais rápidas. Já no primeiro sinal de febre um pediatra deve ser consultado e o uso de antibióticos poderá ser feito, até mesmo sem um diagnóstico definitivo. A internação também é possível neste caso.

Como devemos agir diante de uma criança com febre:


- Menores de 3 meses: roupas leves, ambiente fresco e ventilado, banho morno, medicar conforme orientação médica e levar ao pediatra em até 12 horas.

- Maiores de 3meses: roupas leves, ambiente fresco e ventilado, banho morno, medicar conforme orientação médica e observar sintomas durante 12 horas. Se a febre persistir ou apresentar sintomas associados com dor, diarreia, tosse, manchas no corpo, ou outro sintoma leve, agendar pediatra em até 24 horas.

- Em casos de febre com sintomas mais graves como dificuldade respiratória, dor intensa, vômitos incontroláveis, manchas hemorrágicas ou convulsão, levar imediatamente ao pronto socorro. A convulsão febril é uma situação que assusta os pais, mas é uma condição benigna que dura em torno de 5 minutos e desaparece sozinha. O cuidado básico a ser tomado, nesse caso, é proteger a criança para ela não se engasgar com vomito ou salivação, posicionando-a de lado com a cabeça um pouco para baixo. A finalidade da consulta será identificar a causa da febre e o devido tratamento.

- Quadros de febre devem ser observados por, pelo menos, 72 horas após a primeira consulta, para um diagnóstico definitivo. A maioria das doenças começam com febre mas os outros sintomas surgem na sequencia, portanto o médico vai orientar observação, exames ou tratamento.

- Medicamentos como Paracetamol, Ibuprofeno ou dipirona, não tem como finalidade acabar com a febre com uma ou duas doses, é normal a criança permanecer febril mesmo medicada, tanto que só devemos administrar remédios com temperatuara acima de 37,8C, e entender que a febre acelara o metabolismo e estimula o sistema imunológico a nos defender de microorganismos.

- Não existe melhor medicação, mas sim aquela que sua criança aceita melhor, e como ela reage com esta medicação. O que funciona bem para uma criança pode não funcionar para outra. Cabe a você, mãe, identificar com o tempo qual a melhor medicação para o seu filho.

- A febre é como o alarme da sua casa, é um alerta que auxilia. Quando dispara não quebramos o alarme para não incomodar mais, pelo contrário, verificamos porque disparou e em seguida ligamos novamente.

- Tenha um pediatra que conheça seu filho, e siga as suas orientações. Ele é a pessoa preparada para isso. Evite fila nos pronto atendimentos sem necessidade, eles devem ser procurados em situações de emergência.

Últimas Notícias