Férias para fazer nada 05/01/2012 - 07:58

Os pais, muitas vezes, não sabem o que fazer para entretê-las, e inventam atividades, cursos de férias, acampamentos e um monte de passeios. Tudo isso pode ser muito legal se a criança estiver com vontade de fazer. Mas, e se ela estiver mais interessada em ficar quietinha, em paz? "Os pais devem perguntar o que as crianças preferem fazer", diz a terapeuta familiar Ana Paula Garcia Luchi."Afinal, as férias são um tempo delas."

Os que puderem tirar folga no mesmo período, devem aproveitar para passar os dias com os filhos. Se em uma tarde a criança não quiser brincar na casa dos amiguinhos e preferir ficar deitada vendo TV, tudo bem. Assista junto, converse sobre o programa. Se ela quiser apenas correr, pular e brincar com o que tem em casa, tudo bem também. O bacana é ser uma chance de todos darem um tempo na correria do dia-a-dia. Quem sabe a família não descobre um outro jeito gostoso de ficar junto?

Rotina, sim

Relaxar da correria é importante, mas algumas regras precisam ser mantidas. Quanto menor a criança, menos ela deve se afastar da rotina de horários e obrigações, porque mais difícil será voltar depois. Tomar banho, escovar os dentes, almoçar direitinho: a criança pode até acordar e deitar mais tarde, mas nem por isso ficam de lado os cuidados com a nutrição e a higiene pessoal. Mostre a ela que tudo faz parte. E boas férias!

Últimas Notícias