Ferramenta de gestão de custos é apresentada 01/08/2014 - 08:10

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Otimizar o uso dos recursos e melhorar a gestão é a proposta do projeto de desenvolvimento de uma ferramenta de controle de custos, que será implantanda de forma experimental em dois hospitais do governo do Paraná. Desenvolvido por meio do Projeto de Pesquisa junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o acompanhamento da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), o projeto faz parte do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde, que no Paraná é coordenado pela Fundação Araucária, por intermédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo Márcia Blanski, representante da Superintendência de Unidades Próprias da SESA, o projeto de pesquisa visa implantar uma metodologia de acompanhamento de custos no Hospital Infantil Waldemar Monastier e no Hospital do Trabalhador, e futuramente implantar o sistema nos demais hospitais do Estado. “Otimizar e racionalizar os recursos orçamentários e financeiros é um dos objetivos que faz parte do planejamento estratégico da Secretaria, e pretendemos com este projeto, criar uma ferramenta que nos mostre a realidade de cada setor dos hospitais,utilizando os indicadores para auxiliar na gestão”, destaca.

Após um levantamento de dados e estudo da realidade dos dois hospitais, os profissionais que participam do projeto de pesquisa definiram alguns critérios para compor uma planilha de informações financeiras, que será abastecida com dados dos setores. Os dados gerados nos dois hospitais servirão de apoio no desenvolvimento de um sistema informatizado, que começa a ser desenvolvido em outubro, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2015. “Quando este sistema estiver em funcionamento o projeto poderá ser implantado nos demais hospitais do Estado, e os dados gerados trarão contribuições para a sociedade já que os recursos que mantêm os hospitais são públicos e precisam ser empregados em prol de bem-estar de todos”, explica o professor da UTFPR Antonio Oliveira.

Márcia destaca que os dois hospitais foram escolhidos para contribuir com o projeto porque possuem um sistema de gestão estruturado. “O Hospital Infantil é uma instituição acreditada, que trabalha com processos organizados e focados na qualidade, e a experiência dos profissionais pode contribuir muito no desenvolvimento desta pesquisa tão importante de gestão de custos”, diz.

A diretora administrativa do Hospital Infantil Sandra Kinue Kavano Ishikawa ressalta que para o hospital, participar do projeto é importante para o amadurecimento dos processos de trabalho. “Esta é uma oportunidade importante porque estamos contribuindo com o desenvolvimento de uma pesquisa que vai ajudar várias instituições na gestão de seus custos, e a melhora do atendimento oferecido”, conclui.


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