Fórum de indicadores e gerenciamento de risco chega à vigésima edição. 22/05/2017 - 14:40

forum

Chega à vigésima edição o Fórum de Indicadores e Gerenciamento de Risco. Nesta edição apresentaram as informações os setores Almoxarifado de Material Médico Hospitalar, Farmácia, Enfermarias, UTI’s e Financeiro.
O Fórum foi criado em 2012 para apresentar ao hospital os indicadores de cada setor de forma transparente, bem como as ações de melhoria necessárias ou já realizadas para que estes sejam mantidos e suas metas alcançadas.

O Fórum também tem como objetivo o compartilhamento das informações setoriais com outros setores, o que facilita o entendimento de cada um dentro do processo, como cliente e fornecedor de serviços entre si.

Enfermaria Clínica

Com a gestão da Enfermeira Solange Moreira Vieira, uma das informações disponibilizadas foi referente ao perfil epidemiológico dos pacientes internados. De acordo com Solange, a maioria dos casos de pacientes internados é devido a infecções respiratórias, e a média de permanência é de 5 a 7 dias (tempo de uso do antibiótico).
Outro aspecto observado foi que abertura da nova sala de admissão possibilitou disponibilizar dois leitos na UTI Pediátrica e mais dois leitos na Enfermaria Clínica, reflexo do trabalho desenvolvido no gerenciamento dos leitos.


Solange Forum




Financeiro

A apresentação do departamento financeiro do hospital, que compreende os setores de Compras e Faturamento foi realizado por Guilherme Pasetti, que demonstrou o número de licitações e empenhos, através de um comparativo entre os anos de 2016 e 2017.

Guilherme


UTI’S (Neonatal e Pediátrica)

Para a as unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica o enfoque foi dos índices de infecções e remoções não programadas de Cateter, sobretudo dos resultados positivos obtidos no último trimestre, mantendo-os dentro da meta estabelecida. De acordo com a gestora da UTI Pediátrica, Denise Silva, o índice baixo de infecção primária de corrente sanguínea (IPCS) naquela unidade, reflete o cuidado das equipes no manuseio do cateter central. Este indicador será monitorado e a meta para o 2º semestre é zero.

Denise destacou também o aumento de ordenhas realizadas na sala de coleta de Leite humano, em comparação com o mesmo trimestre de 2016, reflexo da capacitação dos profissionais do setor.

Denise Fórum


Farmácia e Almoxarifado de MMH

Com a apresentação feita pela gestora Eriellen Francine Bini, a abordagem principal foi sobre o abastecimento de material médico hospitalar e pontos que precisam ser melhorados. A priorização de alguns itens frente a outros menos críticos, que é feita pela urgência e necessidade, em alguns momentos, bem como o atendimento feito pelo DEMP.

Erielen


Em relação à Farmácia, o assunto abordado foi sobre o uso racional de antimicrobianos. Foram apresentados dados atuais de utilização, que serviram como ferramenta para análise e comparação, de forma a identificar as fragilidades neste contexto e oportunidades de melhoria no processo de uso, sobretudo entre os setores, para que realmente aconteça um uso racional.


Últimas Notícias