Gestores do HI participam de treinamento sobre indicadores 12/04/2017 - 15:10

Treinamento indicadores

Nos dias 20 de março e 10 de abril gestores e coordenadores setoriais do Hospital Infantil participaram de treinamento interno para a construção de indicadores eficientes. A proposta foi uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HI– NQSP, que identificou a necessidade devido o grande número de setores e indicadores que a instituição apresenta.

De acordo com a Dra. Adriana Blanco, responsável pelo NQSP, o treinamento é essencial para capacitar as equipes de uma instituição que prima pela qualidade e segurança do paciente. Os gestores devem saber formatar índices que sejam capazes de transmitir detalhadamente a situação real das unidades e não meramente números que não digam nada, apenas para cumprir solicitações. Esses números também precisam mostrar se os objetivos e metas propostos estão sendo alcançados. “Precisamos ser capazes de analisar as informações, criteriosamente, com indicadores que tenham razão de existir. Os números devem ser estratégicos e servem para nos mostrar que ações devem ser tomadas em circunstâncias vitais, principalmente porque lidamos com vidas”, ressalta Adriana Blanco.

A programação do treinamento, na primeira etapa, foi analisar os próprios mapas de riscos dos setores, servindo como base para a formulação dos indicadores, que podem ser de acordo com a dimensão, envolvendo estrutura, processos e resultados. Também são classificados conforme a hierarquia, podendo ser estratégicos, táticos ou operacionais. Os indicadores devem ser originados a partir da identificação de um problema, gerando uma ação, de onde se esperam resultados práticos e efetivos.

Na segunda fase o treinamento buscou elencar as etapas para a criação de indicadores de desempenho, se aprofundando em questões mais amplas e técnicas, com critérios preestabelecidos e que podem gerar dados sólidos e confiáveis.

Etapas para a criação de indicadores de desempenho

treinamento indicadores

Ainda, de acordo com Adriana Blanco, a previsão é de que treinamentos como esse passem a ser rotina na instituição, criando o hábito nos gestores de sempre estar atentos a tudo o que se passa em seus setores e que, de alguma forma, possa ser mensurado, trazendo mais segurança ao paciente e qualidade ao hospital.

Últimas Notícias