Governo reabre ala pediátrica do Hospital Regional da Lapa 14/03/2014 - 13:45

A partir desta quinta-feira (13) a população dos municípios da Lapa, Contenda, Antônio Olinto, Campo do Tenente e Porto Amazonas vão poder contar com mais seis leitos de atendimento especializado em pediatria. A estrutura faz parte da nova ala pediátrica do Hospital Regional da Lapa São Sebastião (HRLSS), reaberta nesta quinta pelo Governo do Estado.

O diretor-geral do HRLSS, Manoel Moreira Vidal, explica que com a abertura desses novos leitos o hospital cumpre seu papel de ser referência regional também para casos de clínica geral. “Somos uma unidade especializada no atendimento a pacientes com tuberculose. Contudo, essa região precisa de uma retaguarda de leitos gerais e por isso é necessário que ofertemos esse serviço à população”, disse.

Segundo Vidal, cerca de 90% da demanda por internamento pediátrico é de baixa e média complexidade e, por isso, poderá ser realizado no HRLSS. “Desta forma, garantimos que a criança receba atendimento especializado o mais próximo de casa, facilitando a vida dos acompanhantes e familiares”, afirmou.

O novo espaço tem duas enfermarias, equipadas com camas pediátricas, poltronas para acompanhantes, mesas de recreação e televisores. A ala conta ainda com uma brinquedoteca, um posto de enfermagem, uma sala de estabilização de emergência e outra para realização de exames e pequenos procedimentos pediátricos.

“Temos estrutura para receber pacientes com problemas respiratórios e digestivos, como pneumonia, asma, gastroenterite e outras doenças mais simples do ponto de vista pediátrico”, destacou Marlon Bozo, médico pediatra que coordena a nova ala.

Caso o quadro clínico do paciente se agrave, a criança será transferida para outros hospitais com suporte de atendimento em alta complexidade, como o Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo.

BRINQUEDOTECA
– De acordo com o pediatra, a brinquedoteca é o grande diferencial do espaço. “O serviço oferecerá atividades lúdicas e de entretenimento que contribuem para o sucesso do tratamento das crianças”, ressaltou.

Outra novidade é a parceria com o grupo “Ser do Bem”, formado por voluntários que levam alegria a hospitais, creches e asilos do município da Lapa. Muitos voluntários são funcionários do Hospital Regional e vão garantir a diversão das crianças enquanto elas estiverem internadas.

ESTRUTURA
– Além dos seis leitos pediátricos, o hospital também oferece 30 leitos gerais para atendimento a adultos. Na área de tisiologia (tratamento da tuberculose), são 43 leitos, e para isolamento de pacientes com bactérias multiressitentes, são outros 10.

O hospital conta ainda com um centro cirúrgico que está contribuindo para a redução da fila de espera por cirurgias eletivas na região. São realizados procedimentos na área de urologia, ginecologia, vascular e geral, como vesícula e hérnia.