HI atinge a marca dos 2 mil eletroencefalogramas realizados 02/08/2012 - 08:40

Kauan_Hi_notice

São feitos cerca de 10 exames, por dia, no serviço de eletroencefalografia do Centro de Imagem do HI. Em atividade desde junho de 2010, esta semana foi atingida a marca dos 2 mil exames. Normalmente o eletroencefalograma é solicitado para estudar as patologias relacionadas ao funcionamento cerebral, e pode levar até uma hora e meia para ser realizado pela particularidade em pediatria.
A procura pelo exame é grande, visto que não são todos os serviços que o realizam. Antes de ser oferecido no HI, a espera no estado era de aproximadamente quatro anos e agora, está em torno de dois meses.
A técnica em enfermagem e eletroencefalografia, Cristiane Ramim, explica que são três os tipos de exames: vigília, sono espontâneo e sono induzido. “O critério para o tipo do exame é a idade e a patologia”, destaca.
Enquanto a criança é examinada, uma das técnicas obtém informações sobre o histórico dela desde a gestação, preferencialmente com a mãe. “É preciso fazer uma boa abordagem para que ela passe o maior número de detalhes possível, porque vai fazer muita diferença na hora do diagnóstico pela neurologista”, afirma Cristiane.
O serviço de eletroencefalografia funciona de segunda a sexta-feira das 07 às 19h, com plantões aos finais de semana. A equipe é composta pelas técnicas em enfermagem: Cristiane Ramim; Rosimeri Maria Santos, Sonia Regina Almeida e Adelita Batista Silva, além da neurologista Mônica Jaques Spinosa e das enfermeiras Daniela Kuba e Suelen Filletti Martins.
O atendimento é agendado diretamente no Centro de Imagem e Diagnóstico do HI, no caso dos pacientes internos e ambulatoriais. Solicitações externas são feitas através de encaminhamento pelas Secretarias de Saúde Municipais, com agendamento.

 

Últimas Notícias