HI celebra a Semana da Enfermagem 17/05/2013 - 15:20

Em comemoração à Semana da Enfermagem os profissionais do HI participaram de um café especial e de palestras sobre a Segurança do Paciente e sobre a Síndrome de Edward. A enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (NEEPS) Eliane Sanches Maziero falou aos profissionais sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Todos os profissionais da saúde precisam trabalhar para prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento de pacientes e para prevenir essas ocorrências. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde estamos formando o Núcleo de Segurança do Paciente para garantir que as regras e protocolos de atendimento que previnam as falhas de assistência sejam cumpridos”, explica.

Semana de Enfermagem

O diretor de enfermagem do HI Eduardo Neri da Rocha destaca os profissionais precisam estar atentos com a segurança do paciente seguindo os protocolos e fluxos de trabalho. Eduardo destaca que quando o profissional trabalha de acordo com a legislação está garantindo também a sua segurança. “Nossa equipe de enfermagem trabalha com organização, mas é sempre importante revisar os conhecimentos e relembrar da importância dos fluxos e dos processos”.

A enfermeira da UTI Neonatal Taine Costa de Souza explicou aos participantes sobre os cuidados no atendimento de pacientes com Síndrome de Edward. O estudo, realizado na UTI Neonatal o HI, mostra as etapas do atendimento de uma paciente com a síndrome e sobre a preocupação da equipe com o bem-estar do paciente e de seus familiares. “Enquanto a paciente esteve no hospital ela e a família receberam o atendimento adequado e humanizado. Estes cuidados influenciam positivamente na qualidade de vida da criança apesar da gravidade do problema”, destaca Taine.

Semana de Enfermagem

Eduardo Neri da Rocha destaca que a ideia dos eventos em comemoração a Semana de Enfermagem é unir representantes dos vários setores e destacar a importância do trabalho em equipe. “Precisamos capacitar nossos profissionais e investir na qualificação para que a profissão seja cada vez mais valorizada”.


Últimas Notícias