HI comemora a Semana da Pátria com palestra sobre os Movimentos Sociais na atualidade 06/09/2013 - 15:50

Os colaboradores do hospital e os alunos dos Colégios Sagrada Família e Desembargador Clotário Portugal, de Campo Largo, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Participação Política e Movimentos Sociais”, com o professor de História Ari Herculano de Souza. O encontro teve como objetivo esclarecer o papel dos movimentos sociais que atuam hoje no Brasil e destacar a importância da participação popular para o crescimento do país. “É preciso discutir o tema para que possamos entender o que está acontecendo no país e quais são as conseqüências destas mobilizações”, explica.

Sete setembro

Durante a palestra o professor explicou aos participantes que os movimentos sociais são grupos de luta em defesa de ideias que buscam alcançar mudanças sociais, com base em valores e ideologias. “Na História do Brasil já acompanhamos várias mobilizações que de maneira geral, contribuíram para o desenvolvimento do país, mas, antes de se engajar em qualquer movimento é preciso saber quais são os objetivos e as propostas. O que não é interessante é participar de manifestações apenas por modismo”.

O tema corrupção também fez parte das discussões. O professor Ari falou aos participantes que é preciso mudar a mentalidade e ter a consciência de que a corrupção não é algo exclusivo dos políticos, e que não há corruptos sem corruptores. “Enquanto continuarmos sonegando impostos, oferecendo ou recebendo propina, por exemplo, não temos moral para exigir o fim da corrupção”, comenta.

Sete setembro

A professora do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) Regina Maria Fialkonski Basso, ressalta que é preciso discutir a situação atual do país. “A política faz parte da vida de todos,e precisamos falar sobre o que está acontecendo no Brasil e estimular as pessoas a desenvolverem o senso crítico e avaliar sempre os dois lados da história. Isso é democracia”, conclui.


Últimas Notícias