HI inicia a implantação da Brigada de Incêndio 01/11/2012 - 14:30

Com o objetivo de conscientizar os colaboradores do Hospital Infantil Waldemar Monastier sobre a importância da implantação da Brigada de Incêndio os colaboradores do hospital participaram de uma palestra de sensibilização conduzida pelo Coordenador de Serviços de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho do Hospital Pequeno Príncipe Eduardo Mota e Silva.

Apresentação Brigada
Eduardo Mota e Silva

A legislação brasileira determina que as instituições devem formar um grupo de pessoas que em casos de emergência, saibam como utilizar os equipamentos de proteção contra incêndio como extintores e hidrantes, orientar as pessoas durante a evacuação do prédio para que utilizem as saídas de emergência de forma correta. “O papel da Brigada de Incêndio é prestar o primeiro atendimento para evitar uma tragédia. O brigadista vai executar as funções até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros”, explica.

Pela legislação todos os colaboradores das UTI’s, do Centro Cirúrgico e da Manutenção devem participar da brigada de incêndio, mas qualquer funcionário pode fazer parte da equipe. O diretor administrativo do HI José Ricardo Drigo destaca a importância deste grupo de trabalho para a instituição. “O trabalho desta equipe é fundamental porque quanto mais eficiente se tornar a prevenção, menores serão as chances de um possível incêndio causar danos às pessoas e ao patrimônio”.

Eduardo Mota e Silva explica que o treinamento recebido pelos participantes não serve apenas para a prática dentro do hospital, mas também para situações de emergência do dia-a-dia. “O membro da brigada de incêndio sai preparado para enfrentar situações como acidentes de trânsito ou pequenas situações de início de incêndio dentro de casa”.


Últimas Notícias