HI participa das comemorações do aniversário do Hospital Regional da Lapa 31/10/2012 - 14:23

O Hospital Regional da Lapa São Sebastião completou 85 anos. Fundado em 1927, pelo então governador Caetano Munhoz da Rocha foi o primeiro hospital construído no Brasil com dinheiro dos cofres públicos para tratamento específico da tuberculose.

Durante as comemorações, a fisioterapeuta do HI Cíntia Domingos foi convidada a falar com os funcionários do Hospital da Lapa São Benedito sobre a Implantação do Programa de Qualidade – "Rumo a acreditação hospitalar" – e da importância da certificação para as instituições de saúde. “Apresentei aos colaboradores do Hospital da Lapa os projetos que foram e que estão sendo executados no HI inerentes a qualidade hospitalar. Contei a eles o processo que estamos desenvolvendo, da  necessidade da criação de novas ferramentas e novos serviços para dar base aos processos organizacionais, que refletem diretamente na qualidade de atendimento prestado e na qualidade do ambiente de trabalho, porque estes quesitos são fundamentais para a acreditação”.

Hospital Lapa

O diretor geral do HI Dr. Luiz Renato de Azevedo também participou das comemorações e parabenizou o Hospital pelo serviço prestado à população do Estado durante todos este anos, e destacou a importância da troca de experiências entre hospitais do Estado. “Como por determinação da SESA o HI vai ser o primeiro hospital da rede própria do Estado a passar pelo processo de acreditação, estamos adequando todas as rotinas da instituição. Nossa participação no evento de comemoração ao 85 anos do Hospital da Lapa foi mostrar aos colaboradores como estamos desenvolvendo este processo, e principalmente destacar a importância da certificação para o paciente, para os funcionários e para a instituição”.

Desde 1927, o hospital da Lapa trata tuberculose e é a única referência estadual para a tisiologia. São atendidos pacientes tuberculosos com agravos associados (outras doenças), condições sociais (drogaditos, alcoolistas e moradores de rua), pacientes com esquema especial de tratamento e os pacientes com tuberculose resistente. Nos últimos cinco anos, o Paraná registrou quase 15 mil casos de tuberculose, com uma média de 2.449 casos novos por ano. Destes, aproximadamente, 13% têm associação com o vírus HIV.