HI treina colaboradores que compõe a brigada de emergência 30/04/2013 - 08:50

BrigadaAbril20131

Colaboradores do HI começaram o treinamento teórico para compor a Brigada de Emergência do Hospital. Nesta primeira fase, são repassadas informações sobre as ações de prevenção e combate a incêndios e atendimento de primeiros socorros. “A brigada de emergência é formada por um grupo de pessoas voluntárias ou não, que são treinadas e capacitadas para desenvolver ações rápidas em qualquer caso de emergência”, explica a coordenadora do Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador Maria Tereza de Lourdes Silva.

Segundo a legislação brasileira, as instituições devem formar um grupo de pessoas, que em situação emergenciais, saibam o que deve ser feito e como os equipamentos de segurança devam ser utilizados. Ainda segundo a legislação, todos os colaboradores das UTI’s, do Centro Cirúrgico e da Manutenção devem participar da brigada. Odenir de Souza, bombeiro profissional civil que ministrando o curso de prevenção contra incêndios explica que o objetivo é formar pessoas capazes de agir preventivamente e prestar o primeiro atendimento em caso de incêndio. “Os brigadistas devem conhecer e saber utilizar os equipamentos preventivos como a rota de fuga e qual dos extintores devem ser usados de acordo com as características do incêndio”, explica.

TreinamentoBrigadaAbril20132


A coordenadora do Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador Maria Tereza de Lourdes Silva destaca que o trabalho em equipe da brigada de emergência é fundamental em uma instituição de saúde onde há vários profissionais, fornecedores, pacientes e familiares. “Estamos investindo na formação dos nossos colaboradores, para que após o treinamento saibam como agir juntos. Com o trabalho desta equipe, em caso de emergência, os danos as pessoas e a instituição serão minimizadas”.

O diretor geral do Hospital Infantil destaca que a realização de treinamentos em diversas áreas faz parte da política da Instituição, porque através de treinamentos os colaboradores atualizam os conhecimentos. “O hospital investe em seus profissionais e isso faz com que a equipe trabalhe mais motivada e por conseqüência se torne mais produtiva”, destaca.

O curso teórico segue até o dia 03 de maio, e a segunda fase, que é o treinamento prático deve acontecer no mês de maio.



Últimas Notícias