Hospital Infantil Waldemar Monastier - FUNEAS: Investimentos resultam na redução da fila de cirurgias pediátricas do Estado; Unidade avança na qualificação do atendimento 13/04/2022 - 08:39

Texto: Rafael Davi Sauer Hasse

Os constantes investimentos para a ampliação do atendimento no Hospital Infantil Waldemar Monastier – FUNEAS, em Campo Largo, estão trazendo resultados práticos para a população de todo o Estado do Paraná, principalmente para a redução da fila de cirurgias pediátricas.

Apenas nos três primeiros meses deste ano, já foram realizadas 680 cirurgias pediátricas, com uma média mensal de 226,6, superior até mesmo à média anual de anos anteriores, quando os totais não ultrapassaram a 150 cirurgias.

“É um crescimento constante. Cada mês temos um resultado maior. Em março foram quase 300 cirurgias. Este é um reflexo dos investimentos realizados no HIWM, em diversas áreas, como infraestrutura, com reformas efetivadas, aquisição de equipamentos, contratação de mais funcionários para suprir a demanda, através dos programas de PSS, credenciamento médico e assistencial e resultado do trabalho de todos os servidores do hospital, incluindo a sua diretoria efetivamente comprometida”, disse o diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado. 

De acordo com o presidente, o número total de leitos ativos após a implementação do projeto de ampliação será de 103 leitos de internação, sendo que 30 desses caracterizam a Unidade de Terapia Intensiva (20 leitos UTI-Neonatal e 10 leitos UTI-Pediátrica), 63 leitos de enfermaria (25 clínicos e 38 cirúrgicos) e 10 leitos de Hospital Dia (cirúrgicos).

Marcello Machado destaca ainda, que a partir da ampliação das horas médicas contratadas por credenciamento, o número de procedimentos cirúrgicos eletivos saltará para aproximadamente 400, reduzindo ainda mais a fila de cirurgias pediátricas represadas no Estado, principalmente no período da pandemia.

Todas estas ações implementadas, são demandas da Secretaria de Estado da Saúde, que acompanha o cumprimento das metas firmadas em contrato com a FUNEAS.

“Em 2018, antes da atual gestão da FUNEAS, o número de cirurgias eletivas estava na faixa de 100 por mês. Hoje, conseguimos triplicar este número e estamos com uma taxa de ocupação geral de 97% no hospital. Um grande desempenho”, afirmou.

A previsão é de que ainda neste ano seja implantado no HIWM um centro de atendimento a deformidades da coluna vertebral, que beneficiará crianças de todo o Paraná. A liberação será feita pelo Ministério da Saúde, que demonstrou grande interesse no projeto. Atualmente apenas um hospital realiza este tipo de serviço no Estado, não suprindo toda a demanda.

 

Perfil da unidade - O HIWM atende pacientes de média e alta complexidade, disponibilizando Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) Neonatal e pediátrica, Centro Cirúrgico e atendimento ambulatorial em diversas especialidades de pediatria.

Se insere na rede de Atenção às crianças e adolescentes como serviço hospitalar de referância  Estadual, recebendo pacientes regulados via Sistema de Regulação Estuadual  para internações, atendimento ambulatorial e exames.

O serviço possui Centro de imagens  e Diagnósticos com equipamentos de Raios -X,Tomografia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, ECG-Holter, teste ergométrico, EEG em suas diversas modalidades, audiometria e BERA, para atendimento da demanda de pacientes internos e externos encaminhados através do sistema de regulação do Estado do Paraná

Dispõe ainda, em sua estrutura, de ambulátorio multidisciplinar, ambulatório de especialidades, hospital Dia, Polo para aplicação da Palivizumabe, laboratório e agência transfusional.

 

Avanços 2022

A unidade FUNEAS passa por um processo de ampliação da oferta de serviços, com ampliação de leitos cirúrgicos de internação e abertura de novas salas de cirurgia.

Para efetivação do projeto foi realizado: credenciamento médico com ampliação das horas médicas contratadas e contratação via credenciamento assistencial de técnicos de enfermagem.

O serviço de Audiometria e BERA também está sendo reativado, graças à contratação de uma equipe de fonoaudiólogos.

Recentemente foram adquiridos, via emenda parlamentar, novos equipamentos que estão reforçando o atendimento, como 6 aspiradores cirúrgicos, 5 aquecedores de colchões térmicos, 3 aparelhos de eletroencefalograma, 2 focos cirúrgicos, 1 lavadora ultrassônica, 10 monitores multiparametros, 1 craniótomo, 1 RX móvel, 1 ultrassom.

Além destes equipamentos, foram adquiridos 2 carrinhos de anestesia, 1 aparelho de nasofibroscopia e 1 mesa cirúrgica, com recursos da FUNEAS, conforme previsto no contrato de gestão.

Foram adquiridos, também, 35 novos computadores, para agilizar o atendimento administrativo, e está para iniciar uma reforma na área externa da unidade, que vai corrigir deformidades nas paredes e pintura total.

 

Residência médica - Já em fase de Implantação, foi iniciado o Programa de Residência Médica do HIWM, com 05 vagas de pediatria e 01 de neonatologia, em parceria com o hospital Pequeno Príncipe.

Últimas Notícias