Hospital Infantil Waldemar Monastier informatiza o atendimento ambulatorial 01/07/2010 - 13:00

A partir da data de 01/07/2010 todos os registros e prescrições efetuados pelos médicos, nos atendimentos ambulatoriais, serão realizados somente no Sistema GSUS.

O Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS – GSUS tem como objetivo prover os mecanismos de operalização dos serviços de assistência de saúde ambulatorial e hospitalar da Rede Pública de Saúde do Estado do Paraná. Tendo como finalidade a padronização do modelo de gestão das unidades hospitalares, bem como auxiliar no planejamento do atendimento à saúde.

O Paraná ganhou reconhecimento nacional com o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS (GSUS), em desenvolvimento pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em parceria com a Secretaria estadual da Saúde e Ministério da Saúde. Considerado o melhor projeto eletrônico de Governo em 2008, o sistema obteve o prêmio TI & Governo.

Em outubro de 2009 o Hospital Infantil Waldemar Monastier passou a contar com o Módulo Ambulatorial do Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS - GSUS, com algumas funcionalidades Ambulatoriais, as quais, com o auxílio dos Técnicos da Celepar em conjunto com a Equipe do Hospital Infantil, sofreram grandes evoluções desde a sua implantação.
De acordo com o Diretor Técnico do Hospital Infantil, Dr. Leonardo Cavadas, essa parceria permitiu um rápido desenvolvimento do Sistema GSUS e eficiente implementação para os atendimentos aos pacientes.
O sistema está sendo desenvolvido para plataforma Web, podendo ser operacionalizado por vários hospitais e ambulatórios de forma integrada. Atualmente o sistema suporta as atividades ambulatoriais com as seguintes funcionalidades: Abertura de Prontuário do Paciente, Controle de Agenda Médica, Acolhimento de Paciente, Registro de Atendimento Médico e Faturamento de Procedimentos Ambulatoriais, dentre outras funcionalidades.
Segundo o Chefe do Núcleo de Informações e Análise de Situação do Hospital Infantil, Sergio Borcath de Andrade, no momento somente o Módulo Ambulatorial foi desenvolvido e implantado, devido à complexidade e abrangência do Sistema. Sendo que os prazos de implantação dos demais módulos estão sendo definidos de acordo com as prioridades da SESA/PR. A previsão é que os demais módulos do Sistema sejam finalizados até dezembro de 2010.

“O maior objetivo do Hospital Infantil Waldemar Monastier é priorizar a qualidade de atendimento ao usuário do SUS, com segurança ao paciente. Com a utilização de tecnologias atuais como o uso do Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS (GSUS) o controle e a organização dos atendimentos serão facilitados, contribuindo para a obtenção de uma estrutura organizacional eficiente, resultando em qualidade e rapidez nos atendimentos, sendo que os cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde serão os principais beneficiados”, destaca o Diretor Geral do Hospital Infantil, Dr. Luiz Renato de Azevedo.

Últimas Notícias